quarta-feira, 15 de abril de 2009

Protesto de estudantes em SP pede o fim do vestibular


A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) promovem nesta quarta-feira (15) manifestação na capital paulista em que defendem o fim do vestibular. A proposta é substituir o vestibular tradicional pelo “Enem seriado”, em que o exame seria adotado ao final de cada um dos três anos do ensino médio.
Por volta das 10h, os estudantes se concentravam no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. A Polícia Militar estimava no horário a presença de 1,5 mil estudantes. A manifestação segue pela Avenida da Consolação até a Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República.

Ismael Cardoso e Lúcia Stumpf, presidentes da Ubes e UNE, respectivamente, classificam a proposta do Ministério da Educação do novo Enem como “tímida” e “limitada”. Segundo eles, que defendem o “Enem seriado”, não basta substituir o vestibular tradicional pelo novo Enem. “A ideia é pegar o filme do estudante e não a foto. A melhoria do vestibular tem que estar casada com a melhoria do ensino médio”, diz Ismael Cardoso. De acordo com ele, a aplicação do exame de modo seriado também ajudaria a aprimorar o ensino médio. Lúcia Stumpf também pede aumento da verba do MEC à assistência estudantil, uma vez que se acredita que a unificação do vestibular das federais provoque maior mobilidade estudantil no país.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: