sexta-feira, 26 de junho de 2009

Regime democrático de Honduras em risco!

Honduras pede apoio da OEA para defesa de suas instituições democráticas

Da EFE

Washington, 26 jun (EFE).- O embaixador de Honduras, Carlos Sosa, solicitou hoje a "ajuda" da Organização dos Estados Americanos (OEA) na crise política que vive atualmente seu país, porque, as instituições democráticas e o exercício legítimo do poder estão em risco.

Em uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA, convocada a pedido de Honduras, o embaixador disse que o Governo tem "motivos para crer que a institucionalidade democrática e o exercício legítimo do poder estão em risco, estão sendo ameaçados".

O embaixador explicou que seu país pede à OEA seu "apoio à institucionalidade democrática de Honduras, a seu Governo legitimamente eleito, a seu Executivo, que foi confrontado por outras instituições do Estado, e à figura do presidente constitucional, Manuel Zelaya".

O embaixador hondurenho indicou que o Governo não pede à OEA "uma decisão política dramática" que implique considerações jurídicas, mas a aplicação da Carta Democrática Interamericana. Além disso, Sosa acrescentou que tem "as melhores intenções de devolver a tranquilidade, a estabilidade e o império das leis e das instituições" a seu país, mediante o envio de uma missão.

A Carta Democrática Interamericana estabelece que o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, poderá enviar uma missão ou fazer outras gestões para analisar a situação em algum país. Em seguida, enviará um relatório ao Conselho Permanente, o qual poderá adotar decisões com o objetivo de preservar e fortalecer a institucionalidade democrática, caso seja necessário, afirmou Sosa. EFE

G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: