quinta-feira, 16 de julho de 2009

Homenagem aos 30 anos do congresso de recontrução da UNE inicia o 51º CONUNE


Parlamentares e lideranças políticas relembram a história da entidade na Câmara dos Deputados


Um ato multipartidário realizado na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados, homenageou a trajetória da UNE nestes 72 anos de história e relembrou os 30 anos do Congresso que recontruiu a entidade em 1979, na Bahia. Convocada pelas Deputadas Federais Alice Portugal (PC do B/BA) e Manuela D ´Ávila (PC do B/RS), a sessão solene reuniu diversos parlamentares e lideranças políticas que ressaltaram a característica combativa que permeou a atuação dos estudantes brasileiros na luta por um país democrático.


A mesa foi presidida pelo deputado Marco Maia, que representou o presidente da Câmara, Michel Temer. Em seu discurso, repassou a história dos estudantes lembrando que desdo do século XVIII estiveram presentes em episódios decisivos da história do país, como a inconfidência mineira e a abolição da escravatura. "A UNE, desde sua criação, colocou em cena a disposição e seu caráter combativo", disse Maia.


A deputada Alice Portugal, que em 1979 era dirigente do DCE da Universidade Federal da Bahia e participante daquela edição do congresso, afirmou que o momento foi de extrema relevância, já que a UNE foi a primeira entidade de massas a combater a ditadura. "Sem dúvida, a UNE tem sua digital impressa na história de nossa nação. Marcar os 30 ano da reconstrução da entidade é revalidar nosso compromisso por um Brasil soberano". Em uma intervenção durante a sessão, o deputado José Genoíno (PT/SP) remorou seu momento como dirigente da UNE 15 anos antes. "Naquele momento a diretoria da UNE foi instituida em pleno AI-5, um retrato da nossa luta pela liberdade", declarou.


"Saudar os 30 anos de nossa reconstrução reaviva a memória dos que hoje estão no movimento estudantil. A geração de 79 tem sua luta honrada quando assitiste a série de mobilizações promovidas pela UNE no último período. As delegações que estão chegando em Brasília farão deste o Congresso mais representativo da entidade, prova de que o protagonismo da juventude continua o mesmo. O 51º Congresso da UNE é o retorno que damos à geração de 79", declarou a presidente da entidade, Lúcia Stumpf.


Para Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que presidiu a UNE em 1995, o perfil da entidade continua o mesmo. " A UNE tem papel chave na manutenção da participação social e consolidação da democracia. Celebramos, também, o compromisso com o país que queremos. Que a UNE seja cada vez mais a nossa força e a nossa voz".


Demonstrando a pluralidade que representa a UNE, a sessão solene contou com as presenças do deputado Efraim Filho (DEM/PB), Lobbe Neto (PSDB/SP), Edinho Bez (PMDB/SC), Maria do Rosário (PT/RS), além dos ex-presidentes da entidade Gisela Mendonça e Claudio Langoni, e do reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo Souza Júnior.


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: