segunda-feira, 6 de julho de 2009

Militares impediram que Manuel Zelaya voltasse a Honduras

Impedido de voltar a Honduras, Manuel Zelaya chegou a El Salvador. O avião venezuelano que leva o presidente deposto pousou neste domingo (5), procedente de Manágua. O presidente Zelaya deu entrevista logo após a aterrissagem. Ele disse que queria que o avião pousasse mesmo com o bloqueio militar na pista. Em Honduras, está mantido o toque de recolher nas ruas.

Zelaya chegou ao aeroporto internacional El Salvador, para se reunir com os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Equador, Rafael Correa, assim como com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, informou a rede "Telesur".

A aeronave, na qual também viajava o presidente paraguaio, Fernando Lugo, tocou o solo salvadorenho após uma breve estadia em Manágua e depois que militares impediram sua chegada ao aeroporto de Tegucigalpa.

O presidente deposto chegou a El Salvador acompanhado por seu chanceler, Patricia Rodas, e o presidente da Assembleia Geral da ONU, o ex-chanceler nicaraguense Miguel D'Decoto.

Barrado

Zelaya não conseguiu regressar a Honduras neste domingo, como planejara. Após uma tentativa fracassada de pousar em Tegucigalpa, o presidente deposto por um golpe, voou para a Nicarágua.

Ele diz que continuará buscando o apoio da comunidade internacional para retomar seu posto no governo hondurenho. "Não vão impedir que façamos tudo o que tenhamos que fazer", disse Zelaya à rede de TV venezuelana Telesur, que acompanhou sua tentativa de retorno.

Segundo a rede de TV, Zelaya pediu "em nome de Deus" que o deixassem pousar, mas não recebeu permissão.A pista de pouso estava coberta com veículos das Forças Armadas Hondurenhas, que impediram o pouso da aeronave venezuelana que carrega o presidente.

fonte: g1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: