quarta-feira, 1 de julho de 2009

OEA estipula 72 horas para novo governo de Honduras devolver poder para Zelaya


Organização ameaça expulsar país do bloco. Assembléia Geral condena o golpe militar de domingo (28).A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) exigiu nesta quarta-feira (1º) ao novo governo de Honduras a restituição do deposto presidente Manuel Zelaya em um prazo de 72 horas. A OEA afirmou ainda que o descumprimento desse prazo pode acarretar na expulsão do país do bloco.

A OEA condenou o golpe que derrubou o presidente Manuel Zelaya no domingo e exigiu o "imediato, seguro e incondicional retorno do presidente a suas funções constitucionais." A entidade afirmou que "nenhum governo resultante dessa interrupção inconstitucional será reconhecido."


A OEA instruiu seu secretário-geral, José Miguel Insulza, a tomar "iniciativas diplomáticas com o objetivo de restaurar a democracia e o regime da lei."


"Se isso não tiver sucesso em 72 horas, uma sessão especial da Assembleia Geral poderá suspender Honduras", disse a resolução. Zelaya prometeu na terça-feira voltar a Honduras na quinta, acompanhado de líderes estrangeiros, desafiando uma ameaça do governo interino de que irá prendê-lo se retornar ao país. A resolução da OEA foi lida durante sessão especial da organização para discutir a situação de Honduras, com a presença de Zelaya.


g1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: