quarta-feira, 5 de agosto de 2009

IMA realiza Audiência Pública em Guirapá

Aconteceu na ultima sexta-feira, 31 de julho a audiência pública da Bahia Mineração no Centro Comunitário de Múltiplo Uso do distrito de Guirapá. O evento realizado pelo Instituto de Meio Ambiente - IMA, do Estado da Bahia teve como objetivo discutir os benefícios e impactos sócio-ambientais da implantação do empreendimento denominado Pedra de Ferro na Região.

Na entrada do evento faixas de repudio ao empreendimento foram afixadas pelos moradores das áreas a serem atingidas.

Participaram do evento, representantes da Bahia Mineração, o Ministério Público representado pelas promotoras Dra.Luciana Koury e Dra. Samira Jorge Medeiros, o prefeito de Pindaí, Lourivaldo da Cruz Teixeira, o vice-prefeito Valmir Gomes, vereadores, secretários municipais, autoridades estaduais de meio ambiente, professores e a comunidade local (aproximadamente 2000 habitantes), lotando a plenária.

Na abertura do Evento, o prefeito Loro, pediu em breve discurso calma e paciência a todos para que o evento pudesse ocorrer dentro da normalidade. Em seguida a BAMIN realizou sua apresentação ilustrando o empreendimento tanto a parte de Suprimento - Adutora do Rio São Francisco quanto a Mina Pedra de Ferro, bem como os prováveis impactos provenientes de suas atividades, porém de forma superficial.

Em seguida a engenheira ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pindaí, Izalda Gomes, iniciou a apresentação sobre o município, mostrando aspectos culturais, ambientais e socioeconômicos desprezados pela BAMIN, tais como: comunidades negras tradicionais, os ecossistemas e suas interligações, os quais serão afetados caso seja instalado o empreendimento. O principal impacto relatado foi a questão dos recursos hídricos, a destruição de algumas nascentes, redução da área de recarga, a sustentabilidade do aqüífero com o rebaixamento de 300m e a vazão de retirada de 600m3/h, bem como o agravamento da escassez de água para o consumo humano, sedentação dos animais e para agricultura na região, afetando diretamente na economia local, sendo aplaudida de pé ao final da apresentação.

Por fim ocorreu um debate, onde autoridades, professores, estudantes, lideranças religiosas e comunidade questionaram os representantes da BAMIM sobre vários pontos que não ficaram claros na apresentação da empresa. Com números grande de questionamentos, e com o cansaço, não foi possível a BAMIN e o IMA responder a todos os questionamentos. Desta forma, o IMA se comprometeu a trazer as respostas e soluções para questionamentos.



Farol da Cidade



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: