terça-feira, 25 de agosto de 2009

Profissional de imprensa sofre represália em Guanambi


Populares qualificam de arrogante atitude do prefeito.

Nesta segunda-feira dia 24, Guanambi se surpreendeu e se indignou com uma cena de violência política protagonizada pelo Prefeito do município contra o radialista Clóvis Junior da Rádio Guanambi FM; uma cena típica do mandonismo dos coronéis do sertão ou dos piores tempos da Ditadura militar.

O prefeito, anfitrião do importantíssimo evento “Todos contra a Pedofilia” trazido à cidade pelo Senador Magno Malta e pelo Instituto Reviver, ficou sabendo que a equipe organizadora mandou instalar na Praça do Feijão ao lado do Palco preparado para o evento, um conjunto de telões gentilmente cedido pelo radialista, que ele o prefeito o considera seu desafeto em razão de levar ao ar todos os dias em seu programa “Alô Cidade” as mazelas da cidade e queixas da população.

Enfurecido e tomado pelo ódio, ordenou a um grupo serviçais que arrancasse os telões da praça durante a madrugada. A ordem foi cumprida e sem o menor cuidado desmontaram a estrutura jogando as peças ao chão e carregando parte dela para destino ignorado; no momento que a ordem do prefeito estava sendo cumprida, Clóvis Junior foi avisado por alguém que passava na praça e pensando se tratar de um ato de vandalismo avisou uma viatura da polícia militar que compareceu ao local, mas a polícia nada fez ao saber que se tratava de uma ordem do prefeito.

Transtornado, o locutor em seu Programa matinal narrou a violência dos acontecimentos e disse estar sendo perseguido pelo prefeito; imediatamente a comunidade inteira passou a manifestar solidariedade ali mesmo através do seu programa e nos programas de jornalismo da Radio Alvorada; telefonemas e e-mails qualificando a atitude do prefeito de covarde e arrogante não pararam de chagar ao radialista durante todo dia; até a ex-prefeita Sizaltina Donato que esteve no palanque do prefeito nas últimas eleições, prestou solidariedade no ar lamentando a atitude intempestiva do gestor.

Clovis foi visitado em sua loja por um grupo colegas radialistas da cidade, por autoridades e por advogados que o orientaram sobre as providencias a serem tomadas. O vereador Latinha pautou em seu blog uma mensagem de solidariedade e declarou disposto a organizar um evento de desagravo em favor do radialista na Câmara de vereadores.

O Deputado Federal Daniel Almeida ligou para Clóvis, hipotecando-lhe apoio irrestrito e disse denunciará a agressão sofrida pelo profissional de imprensa, num discurso que fará na Câmara dos Deputados.

O prefeito de Guanambi que anda dizendo aos quatro ventos que deseja alçar vôos mais altos na vida pública, precisa ler os manuais da política moderna para entender que esse é um país livre e que a democracia pressupõe da convivência harmoniosa entre os que pensam diferente; alguém precisa avisá-lo que o rompante dos coronéis está fora de moda e que todos, inclusive os prefeitos estão sujeitos á lei e ao Estado de Direito.

Prevendo possíveis represálias o locutor Clóvis Junior, em sua fala emocionada no Rádio, disse temer pela segurança de sua família e que responsabilizará o prefeito pelo o que lhe acontecer nos próximos dias.

Alô Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: