quarta-feira, 23 de setembro de 2009

'Golpistas em Honduras estão exagerando', diz Lula em Nova York


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta terça-feira (22) que os "golpistas" de Honduras estão "exagerando" na maneira como tratam o presidente deposto, Manuel Zelaya.

Zelaya, afastado por um golpe militar em 28 de junho, está abrigado desde a segunda-feira nas dependências da Embaixada do Brasil em Honduras, em Tegucigalpa. O prédio está cercado por militares, e o governo interino exige que Zelaya entregue-se à Justiça ou asile-se no Brasil.

O governo brasileiro pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar da crise hondurenha e da segurança de Zelaya e da representação diplomática brasileira.


"É importante que a gente envolva o Conselho de Segurança porque acho que os golpistas em Honduras estão exagerando", disse Lula, que está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU. "Ou seja, estão quase exigindo que o presidente eleito democraticamente peça desculpas por estar em Honduras."

Micheletti disposto a dialogar

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, disse na noite de terça-feira que está disposto a dialogar com o presidente deposto, Manuel Zelaya, se este garantir que irá reconhecer a legitimidade das eleições no país, previstas para novembro.

Porém Micheletti exigiu que sejam interlocutores imparciais. Ele chegou a elogiar o presidente da Costa Rica, que é o mediador oficial do problema, mas disse preferir alguém da Organização das Nações Unidas, imparcial e isento.

G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: