quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Wagner quer reformar secretariado até dezembro



O governador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta quarta, que vai antecipar para dezembro as mudanças no primeiro escalão do governo, em função da saída de oito secretários que disputarão as eleições do próximo ano. Embora o prazo legal para desincompatibilização seja até início de abril, Wagner pretende definir logo a sua nova equipe de auxiliares diretos.


“Gostaria que, pelo menos até dezembro, já estivéssemos com os secretários que, na maioria dos casos, vão acompanhar o governo até o final do meu mandato”, disse Wagner. Entre os que sairão está o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa (PT), candidato a deputado federal, que poderá ser substituído por Marcos Lima, o baiano que até o mês passado comandava a subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República.


Tocar campanha - Com a medida, Wagner visa entrar em 2010 com a máquina estadual azeitada e, assim, ter tranquilidade para tocar a campanha pela reeleição. O presidente Lula também pretendia fazer a reforma ministerial em dezembro, mas agora já fala em dispensar os ministros candidatos somente no prazo legal. “Ele tem mais experiência do que eu, está no seu segundo governo, e, além disso, não é o candidato. Então, o jogo é diferente”, comparou Wagner.


Embora a preocupação do governador seja a de assegurar a continuidade administrativa, Wagner pontuou que a substituição dos secretários que são candidatos, já em dezembro, “não é uma regra rígida para todos”. Mesmo sem citar nomes, deu a entender que os secretários que chegaram ao governo este ano, como Nelson Pelegrino (Justiça), Walter Pinheiro ( Planejamento) e João Leão (Infraestrutura) só devem se desincompatibilizar dos cargos em abril.


No grupo que é candidato, estão três detentores de mandatos federais que tentarão a reeleição – Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, do PT, e João Leão, do PP – e dois estaduais, Valmir Assunção (PP), de Combate à Pobreza, que disputará a Câmara Federal; e Roberto Muniz (PP), da Agricultura, que quer renovar mandato de deputado estadual.


Estarão ainda na disputa os secretários de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence (PT), candidato a deputado federal, e do Meio Ambiente, Juliano Matos (PV), que sai para estadual.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: