segunda-feira, 22 de março de 2010

POLICIAIS INVADEM CASA DE JOVEM CASAL EM BRUMADO, CAUSANDO PÂNICO EM GESTANTE.


Polícia mostra-se arbitrária e despreparada, invade casa de jovem casal confundindo o endereço constado no mandato e, fortemente armada agride o esposo, causa pânico na esposa grávida de sete meses, que por pouco não perde o filho. Querida pessoas de bem,

Toda nossa família está perplexa e imensamente revoltada com o ato arbitrário da Policia, ocorrido na madrugada desta sexta feira, 19 de março de 2010, na casa de um jovem casal, meus sobrinhos, na cidade de Brumado-BA. Preservamos o nome dos dois de forma a não causar mais constrangimento além do sofrido pelo ato brutal da polícia. Ele, trabalhador, auxiliar de serviços gerais, 23 anos; ela, auxiliar de escritório, 20 anos, grávida de sete meses.

O fato triste, absurdo, autoritário e, acima de tudo, que afronta a nossa parca segurança, aconteceu na residência do casal por volta das 04h30min da manhã. 04 ou 05 policiais (o casal não soube precisar), fortemente armados, quebraram a porta pontapés e invadiram a casa aos gritos, causando pânico na esposa, que foi a primeira a se levantar, indo direto ao quarto do casal onde o jovem esposo dormia, arrastando-o da cama, atirando-o ao chão e sob xigamentos dos mais diversos, o pisotearam, reviraram toda a casa, atirando ao chão roupas e objetos do casal e todo o enxoval do bebê, sob a acusação de que ele era traficante e que tinha drogas escondida em sua residência.

O ato de terror durou cerca de meia hora, e durante todo o tempo, sem respeitar minimamente a situação da esposa gestante, mantiveram o jovem ao chão, com a cara virada para a parede, com as armas apontadas para a sua cabeça e o agredindo verbalmente com os piores dos adjetivos o obrigando a dizer onde estava escondida a droga.

Após revirarem toda a casa e não encontrarem nada deixaram o casal sem sequer dar a atenção a situação da gestante que começou a passar mal e teve de ser encaminhada às pressas pelos familiares ao pronto socorro, sob riscos de perder o bebê.

Orientado a prestar queixas à delegacia, o jovem o fez, porém ainda assim, na delegacia foi interrogado por diversas vezes sobre quem eram os traficantes aos quais a policia procurava e onde se localizava o ponto de vendas de drogas, com insinuações de que este fazia parte do grupo de traficantes procurados.

Ao exigir que fosse apresentado o mandato judicial, uma vez que na sua casa não pode sequer abrir a boca, o jovem concluiu que a casa procurada cuja descrição e fotografia constavam nos anexos, não coincidia com a residência que foi invadida pelos policiais. Desapontado, e reconhecendo o erro, o policial de plantão, que também esteve na diligência, se limitou a pedir desculpas.

Transtornados, o casal passou o dia sob estado de pânico, sendo amparados pelos familiares e agora se recusam a retornarem para sua casa, pois não querem retomar à lembrança os momentos de tortura psicológicas vividas durante o período de afronta da polícia.

Tendo em vista o ato absurdo de violarem uma residência da forma como foi relatado acima, este fato confirma a real dimensão da situação de (in)segurança em que nós cidadãos de bem estamos vivendo nesta sociedade. Este fato, e tantos outros pelo Brasil afora, nos indica quão limitada ainda é a garantia de nosso básico direito à segurança, mesmo dentro de nossas casas. Não podemos NUNCA deixar de denunciar fatos horríveis como este.

Esperamos minimamente que a policia se retrate com meu sobrinho e que a função que os compete que é zelar pela garantia da nossa segurança ocorra de fato permeando todos os momentos de nossa breve vida! NÃO QUEREMOS TER MEDO DA POLÍCIA!

Diacisio Ribeiro Leite

Professor graduado em História pela Universidade Estadual da Bahia

Educador Popular

Cidadão consciente dos seus direitos, cumpridor dos seus deveres e que quer continuar acreditando que o papel da policia é nos proteger...

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: