sábado, 8 de maio de 2010

Especial Dia das Mães...



Saiba como conciliar gravidez com o trabalho

As gestantes podem trabalhar até o último mês da gravidez, desde que a gestação seja tranqüila. Determinados cuidados, porém, ajudam a mulher grávida a conciliar a nova fase ao trabalho, como cuidar da saúde no ambiente profissional e organizar a rotina para não perder o foco no emprego.


Confira algumas dicas:

Saúde...

-Anúncio
Espere para anunciar a gravidez na empresa após oito semanas, período mais crítico. A partir daí, aumenta a certeza de que a gravidez correrá bem. Faça o anúncio após ter feito o ultrassom e receber o diagnóstico do médico.

-Calor
Temperaturas quentes (a partir de 38ºC) podem prejudicar a formação do bebê nas primeiras semanas de gestação (da sexta à oitava). Quem trabalha em locais com altas temperaturas (como perto de forno ou sauna) deve avaliar com o médico a necessidade de tirar licença.

-Conforto
Procure usar roupas leves e confortáveis no trabalho. Mantenha um corte de cabelo que não incomode, e use hidratantes no corpo. Se você trabalha com um computador, avalie se a cadeira de trabalho e a altura do monitor estão adequadas. Se necessário, use um apoio para os pés na mesa. Tente sentar em local próximo ao banheiro.

-Alimentação
Tenha sempre uma garrafa de água na mesa e procure se alimentar a cada três horas, ingerindo frutas nos intervalos das refeições.

No trabalho...

-Chefe primeiro
Atente-se para o chefe imediato ser o primeiro a saber sobre a gravidez. Cuidado para não avisar colegas mais próximas antes e o superior ficar sabendo da novidade pelos outros.

-Foco no trabalho
Se a gestação estiver tranqüila, mantenha o foco no trabalho e não fique falando o tempo todo sobre a gravidez no ambiente profissional. É importante mostrar para a empresa que, apesar da gravidez, a funcionária continua preocupada com o trabalho.

-Agenda
Deixe para cuidar de assuntos relacionados à gravidez em casa ou na hora do almoço. Organize-se para não agendar consultar ou ligar para o médico no meio do expediente.

-Exames
Tente agendar exames sempre no primeiro ou último horário do dia, para não precisar faltar ou interromper o trabalho para ir ao médico ou laboratório. Há locais que realizam os exames aos sábados.

-Passar mal
Se passar mal, seja o mais transparente possível e avise para o chefe. Nesses casos, converse com o médico sobre a necessidade de tirar uma licença.

-Tarefas
O segundo trimestre da gravidez costuma ser mais tranquilo. Use esse período para dar o máximo na empresa e organizar as coisas para quem vai fazer suas tarefas. Não se sinta ameaçada por conta da licença. Seja confiante com o seu trabalho.

-Licença
Ao final da gestação é comum o aumento de ausências por conta da gravidez. Trabalhe somente até quando seu corpo permitir.

-Nascimento
Após o nascimento do bebê, comunique a empresa. Procure não ficar totalmente distante do trabalho durante todo o período da licença. Aproveite para decidir quem vai ficar com o bebê após a volta ao trabalho.

-Relacionamento
Se possível, envie e-mails, leia a respeito do trabalho ou marque até mesmo um almoço com os colegas para saber das novidades.

Mesmo que precise se ausentar do trabalho por questões de saúde, a gestante não deve se sentir ameaçada no emprego, já que ela tem estabilidade garantida por lei a partir da confirmação da gravidez até cinco meses após o nascimento - com exceção de a concepção acontecer durante o período de experiência.

Futuras mamães, sigam as dicas e curtam a gravidez sem riscos de se dar mal no trabalho.



FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

1 comentários:

Ari Donato disse...

Interessante esse serviço. Nossa cidade já exibe um porte significativo e o profissionalismo de há muito é praticado por patrões e empregados em Guanambi. Assim, informações dessa natureza orientam o trabalhador. Parabéns pessoal.
Um grande abraço
Ari Donato.