quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crise no Abastecimento: Charles Fernandes vai se reunir com prefeitos da região

O Prefeito de Guanambi; Charles Fernandes vai realizar uma reunião nesta quarta feira; dia 23, às 9 horas, para discutir o problema do abastecimento de água do município e da região.

Na pauta do encontro, Charles incluiu ainda a tomada de providências para agilizar o início das obras da adutora do São Francisco em caráter emergencial.

A reunião já tem confirmadas as presenças dos Prefeitos de Candiba; Reginaldo Prado, Pindaí; Lourivaldo Teixeira, Palmas de Monte Alto; Manoel Rubens, Iuiu; Reinaldo Goés, Malhada; Valdemar Lacerda, Matina; Olga Gentil, além de vereadores e lideranças. A reunião será realizada no Gabinete do Prefeito.

O povo reclama a falta de água

A semana começou com os apelos da população pelas emissoras de rádio pedindo a Embasa para soltar a água. Moradores dos bairros mais afastados ou que estão na parte mais alta são os que mais sofrem. Há relatos de donas de casas que afirmam já estarem há 15 dias sem o precioso líquido.

Na semana passada o Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, foi surpreendido com a informação de que a licitação para construção da adutora do São Francisco que trará água para Guanambi foi adiada para mais 30 dias e desabafou: "isso demonstra mais uma vez, a falta de respeito do governo com a população de Guanambi".

A informação foi passada durante reunião no gabinete do prefeito, quando o Chefe do Executivo de Guanambi recebeu em audiência a Superintendente da Embasa Região Sul Drª Rita Bonfim Sarmento, o Gerente Regional Interino da Embasa Antonio Augustinho Henrique Silva e a Assistente Social do órgão Irlande Oliveira, que vieram a Guanambi com a missão de coordenar o racionamento de água que pretende limitar a 10.000 litros por ligação mês, o que representa, segundo a Embasa, "100 litros de água por pessoa/dia". A Embasa acredita que agindo assim, consegue administrar o sistema até o período chuvoso.

A Embasa alegou que houve negligência da Codevasf explicando que "trata-se de uma barragem administrada pela Codevasf, nós não temos gestão sobre ela, já encaminhamos ofício à Agência Nacional das Águas solicitando o corte de irrigações clandestinas que ainda existem no perímetro e até agora, nada foi feito", comentou Drª Rita Sarmento, sendo complementada pelo Gerente Regional Antonio Augustinho Silva, "foi jogado água fora de forma absurda, descompensando a barragem, a verdade é que ninguém acreditou que chegaríamos a esse ponto", disse ele, acrescentando que a irrigação dos colonos só foi interrompida por força da natureza, "quando a água não alcançou mais o canal".

Até agora a Codevasf não se pronunciou sobre o assunto.

Jaderson

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: