segunda-feira, 26 de julho de 2010

AIEA recebe carta do governo do Irã em resposta a acordo com Brasil e Turquia

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou nesta segunda-feira que recebeu a resposta de Teerã aos questionamentos do Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia e França) sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e a República Islâmica.

"O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yuyika Amano, recebeu hoje [segunda-feira] uma carta do governo iraniano sobre o fornecimento de combustível nuclear para o reator de pesquisa de Teerã", indicou Gill Tudor, porta-voz do organismo ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).
"A carta foi transmitida aos governos francês, russo e americano, assim como aos governos brasileiro e turco", acrescentou.

Pouco antes, a agência iraniana Fars havia anunciado a entrega pelo representante iraniano ante o organismo, Ali Asghar Soltanie. Segundo a Fars, a carta foi assinada pelo chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi. A AIEA não comunicou os detalhes.

O Grupo de Viena levantou uma série de questionamentos sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e Irã, chamada de Declaração de Teerã.

O representante iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, também confirmou que seu governo enviou a carta com detalhes sobre o acordo tripartite (Irã-Brasil-Turquia) e anunciou sua disposição de dialogar sobre a troca de combustível nuclear.
Segundo a agência iraniana "Fars", Soltanieh diz que o Irã entregou sua resposta em carta ao diretor da AIEA, Yukia Amano.

A confirmação de que a carta seria enviada à AIEA ocorreu durante um encontro entre os ministros das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, brasileiro, Celso Amorim, e turco em Istambul na semana passada.

"Mottaki nos disse que enviará uma carta na segunda-feira de manhã [a Yukiya Amano, diretor geral da AIEA]", declarou Davutoglu durante uma entrevista coletiva à imprensa após o encontro tripartite.
Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: