sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crescimento do PIB dos EUA desacelera para 2,4% no 2º trimestre

A economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira (30) o Departamento de Comércio americano.

O resultado ficou pouco abaixo do esperado pelos analistas de Wall Street (entre 2,5% e 2,6%) e mostra uma desaceleração do ritmo de recuperação econômica na comparação com o primeiro trimestre.

Entre janeiro e março deste ano, O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve incremento de 3,7% (número revisado).

O ritmo de expansão entre março e junho esteve muito abaixo do aumento médio de 4,4% nos seis meses anteriores.

Grande parte da perda de ímpeto no segundo trimestre se deveu ao deficit no comércio exterior, segundo o governo americano.

O ritmo de crescimento mais lento diminui o número de contratações e faz com que as empresas mantenham a rédea curta nos preços, para aumentar suas vendas.

Na semana passada, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse no Congresso que a entidade está pronta para aplicar mais medidas de estímulo se a economia do país "seguir não melhorando".

A pior recessão nos Estados Unidos desde a década de 30 foi mais profunda que o calculado anteriormente e isto se reflete em diminuições maiores da despesa dos consumidores e de moradia, de acordo com as revisões anuais de números feitas pelo Departamento de Comércio americano, também divulgadas nesta sexta-feira.

Desde o início da recessão, no último trimestre de 2007, até o segundo trimestre de 2009, a economia da maior economia do mundo se contraiu 4,1%. O cálculo anterior previa uma contração de 3,7%.

(Com informações de Efe e Valor)

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/30/crescimento-do-pib-dos-eua-desacelera-para-24-no-2-trimestre.jhtm

Postado por Anderson Souza do Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: