quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lula diz que Brasil não deveria tratar heróis como 'vítimas'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (22) que o Brasil deveria valorizar as realizações de seus “heróis” ao invés de se concentrar em condenar aqueles que os perseguiram. Ao afirmar que os brasileiros não devem tratar os heróis como vítimas, Lula citou pessoas que morreram e foram torturadas durante a ditadura militar. O presidente foi homenageado nesta noite em Salvador (BA) com a Ordem Dois de Julho.
“Muitas vezes nós tratamos aqueles que deveríamos tratar como heróis apenas como vítimas. Vamos falar, por exemplo, de Gregório Bezerra. Ao invés de falar dos que o arrastaram, devíamos tratar de conhecer o Gregório Bezerra”, afirmou. Membro do então Partido Comunista do Brasil (PCB), Gegório Bezerra foi preso em Pernambuco, torturado e arrastado em praça pública em 1964 quando tentava organizar a resistência armada dos camponeses ao golpe militar.
Lula também citou Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura. “Nós podemos pegar o Marighella. Devíamos pegar as razões que fizeram o Marighella fazer o que fez”. O político e militante de esquerda foi o fundador do grupo Aliança Libertadora Nacional (ALN), que participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1966.
Ao falar da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, o presidente defendeu a busca pela “reconciliação”. “Não há razão para o ser humano ter mágoa, ódio. A passagem, nossa pela terra é tão curta que temos que viver cada minuto da forma mais alegre possível”, disse.

Globo.com

0 comentários: