segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nasa e ESA selecionam instrumentos para missão conjunta em Marte



As agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) anunciaram nesta segunda-feira (2), a seleção de instrumentos para uma missão de exploração da atmosfera de Marte em 2016.

Chamada The ExoMars Trace Gas Orbiter, o projeto é a primeira aliança entre as duas instituições para pesquisas no planeta vermelho.

Cientistas de todo o mundo foram convidados a propor instrumentos para a missão em janeiro de 2010. Dos 19 trabalhos analisados, cinco foram escolhidos para integrar a exploração em 2016.

Os critérios para a escolha foram o valor científico e baixo risco e o desenvolvimento das estruturas ficará a cargo de engenheiros das duas agências.

Um dos objetivos da missão é caracterizar a atmosfera de Marte e procurar pro traços de metano no local. Indícios do gás existem desde 2003, quando a sonda Mars Express, da ESA, detectou a substância, com confirmações posteriores da agência espacial norte-americana.

O Trace Gas Orbiter contará com instrumentos europeus para entrada, saída e aterrissagem no planeta. Já o lançamento será efetuado por um foguete da Nasa.

As próximas missões da parceria entre as agências terá como objetivo extrair amostras da superfície de Marte. A retirada de material do planeta vermelho deve acontecer em projeto na década de 2020.


Thaynara

Fonte:G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: