quinta-feira, 9 de setembro de 2010

7 de Setembro, desfile + GRITO DOS INCLUÍDOS.

Em salvador, em nossa "data comemorativa", o desfile do grito dos excluídos virou uma comédia, na verdade se tornou o grito dos incluídos.

É muito difícil ver a situação política atual brasileira, onde as pessoas brincam de ser políticos - representantes da nossa sociedade - candidatos que nem se quer demonstraram algum trabalho perante a comunidade e se sentem preparados para assumir uma posição que tende a tomar decisões que irá afetar de forma positiva ou não, milhares de pessoas.

Muitos usam a imagem de uma pessoa famosa que a mídia sempre leva consigo nos horário nobres da televisão (apresentadores, atores, comediantes, cantores), ou até mesmo essas pessoas que se dizem "famosas" querem inovar ou ter uma nova experiência de vida que é o ingresso na política. Isso só acontece no Brasil.

No interior, como não existem pessoas que atuam na globo e adjacências se candidatando, a mídia local trata de fazer esse papel, principalmente as rádios, onde os políticos possuem cotações e conseqüentemente força na divulgação da sua campanha e do seu partido, ou seja, no interior existe um racha entre os veículos de comunicações locais (esquerda e direita). Não precisa ter no município um sociólogo ou algum outro estudioso da área para ver que tudo hoje se tornou uma brincadeira com o dinheiro do povo.

A Residência do Estudante de Guanambi tentou desfilar na ala do grito dos excluídos mas, o carnaval em Salvador já estava montado, com balões, carros de sons e diversos meios de divulgação da tão esperada eleição, cada político fazendo a sua fezinha na mega-sena que irá ser sorteada no dia 03/10.

Mais uma vez, os excluídos foram realmente excluídos.

Sentimos orgulho por ser brasileiros mas, infelizmente, a nossa campanha política é uma DECEPÇÃO.

Segue um texto falando qual é realmente o significado do grito dos excluídos, quem sabe aqueles que se dizem conscientes não tentam mudar essa parte da nossa infeliz história.

"O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos."

    [...]
Saiba mais a respeito do assunto no site: http://www.gritodosexcluidos.org/

Jaderson
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: