quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estudos indicam tendência liberalizante do aborto no mundo


A maioria dos países que introduziram mudanças nas suas legislações sobre aborto desde 1996 adotou regras mais permissivas sobre a prática, apontam estudos recentes publicados pelas Nações Unidas e pelo Instituto Guttmacher, especializado em saúde reprodutiva.

Entre 1996 e 2009, ao menos 47 de 192 países da ONU aprovaram leis com artigos mais liberalizantes, segundo o World Population Policies 2009, da ONU.

Nesse mesmo período, outros 11 países endureceram suas legislações sobre o tema.

Dos 47 países que liberalizaram sua legislação, ao menos 21 aprovaram leis com artigos mais liberalizantes que os do Brasil.

O tema foi apontado por muitos como importante na reta final do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras e responsável por parte do crescimento da candidata Marina Silva, do Partido Verde, contrária à descriminalização do aborto no Brasil.

A proposta divide o PT, partido da candidata Dilma Rousseff, que no passado pronunciou-se favoravelmente à mudança na legislação. Recentemente Dilma tem dito ser pessoalmente contra a descriminalização. O candidato do PSDB, José Serra, diz ser contra a legalização do aborto no Brasil.


Ver reportagem na integra:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101007_abortolibera_pai.shtml

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: