sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Justiça de AL afasta prefeito que guardava donativos em casa

A Justiça de Alagoas determinou o afastamento nesta sexta-feira (1°), por tempo indeterminado, do prefeito do município de Santana do Mundaú (95 km de Maceió), José Eloi da Silva, acusado de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos.

No último domingo, a Polícia Civil realizou a Operação Palmares e apreendeu documentos e computadores na sede da prefeitura, além de donativos para vítimas da enchente na casa do prefeito. Um secretário chegou a ser preso por posse ilegal de munição de pistola. Um grupo de promotores está investigando as denúncias.

O juiz da comarca do município, José Alberto Ramos, acatou ação impetrada nesta quinta-feira pelo Ministério Público Estadual, que acusa o prefeito de vários atos irregulares, como fraude em licitações, preenchimento de cheques sem a descriminação dos gastos e pagamento de obras sem empenho prévio. “As fraudes encontradas somam em torno de R$ 500 mil”, assegurou o promotor Tácyto Yuri.

A decisão do juiz afasta ainda seis secretários municipais –José Maciel Félix da Costa (Transporte), Lucinaldo da Silva (Infra-Estrutura); José Élson da Silva (Gestão Pública); José Max Ferreira (Finanças); Antônio Duarte Ramos Filho (Educação); e Maria Silvânia (Assistência Social)– e três funcionários da prefeitura.

O afastamento foi cumprido ainda na tarde desta sexta-feira, e tomou posse o vice-prefeito, Marcelo Souza Mendonça, que é aliado político de Eloi.

O advogado Gustavo Ferreira, que defende o prefeito, disse que recebeu com “estranheza” a decisão da Justiça, já que, segundo ele, entre a apreensão dos documentos e o afastamento foram apenas cinco dias.

“A operação aconteceu no domingo, com a apreensão de alguns documentos. Mas os auditores do MP apenas tiveram acesso aos documentos na quarta-feira, quando foram à prefeitura. Eu estava lá e acompanhei tudo. O que estranha é que na quinta já havia ação e hoje o prefeito já está afastado”, disse, garantindo que vai recorrer da decisão.

Postado por Jaderson Nascimento

O advogado afirmou ainda que não teve acesso à ação e que não poderia contra-argumentar às acusações do MP. “Até o momento, só estou sabendo da denúncia pela imprensa”, completou.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: