sábado, 4 de dezembro de 2010

Brasil reconhece oficialmente a existência do Estado Palestino

A informação, divulgada pelo Itamaraty, aceita a existência da Palestina conforme as fronteiras de 1967, o que inclui alguns territórios ocupados atualmente por Israel.
imprimir O Governo Brasileiro reconheceu oficialmente o Estado Palestino conforme as fronteiras de 1967. Isso significa que foram reconhecidos, como parte de uma nação palestina, territórios ainda ocupados por Israel.

No dia 24 de novembro, o presidente Lula recebeu uma carta do presidente da Autoridade Nacional Palestina. Nela, Mahmoud Abbas pedia o reconhecimento do Estado Palestino nas fronteiras de 1967 e destacou que a decisão seria importante e histórica para encorajar outros países do continente a seguir a mesma posição.

Também em carta, Lula aceitou o pedido e disse acreditar que o reconhecimento do Estado Palestino é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio. O embaixador da Autoridade Palestina em Brasília comemorou a decisão brasileira.

O moderno Estado de Israel foi criado em 1948, quando os judeus declararam a Independência amparados numa resolução das Nações Unidas. No dia seguinte, o país foi invadido por Iraque, Líbano, Egito, Síria e Jordânia. Os israelenses repeliram a invasão e ampliaram o território.

Em 67, após ameaças e demonstrações de força militar do Egito, Israel deflagrou um ataque preventivo. Começava a Guerra dos Seis Dias. Ao fim dela, Israel havia tomado a Faixa de Gaza, a Península de Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golan. Nesse mesmo ano, uma resolução da ONU determinou a desocupação desses territórios.

Em 73, num ataque surpresa no Yom Kipur, o dia do perdão para os judeus, Síria e Egito fracassaram na tentativa de reconquistar esses territórios perdidos.

Cinco anos depois, os egípcios assinaram um acordo de paz com os israelenses, que depois devolveram toda a Península do Sinai.

Em 2005, Israel retirou os assentamentos e as tropas da Faixa de Gaza, que passou a ser controlada pelos palestinos. No ano seguinte, o grupo radical palestino Hamas venceu as eleições legislativas.

As divergências entre o Hamas e o Fatah, grupo de Abbas, levaram a um conflito entre os dois grupos. Desde então, o Hamas passou a controlar Gaza e o Fatah, mais moderado, a Cisjordânia. Para se defender de ataques do Hamas, Israel passou a impor um bloqueio militar a Gaza. Muitas questões entre israelenses e palestinos permanecem sem solução.

Os palestinos, por exemplo, querem Jerusalém oriental como capital de um futuro Estado. Israel afirma que a cidade capital é indivisível. Outra questão delicada diz respeito aos refugiados palestinos, que eram 700 mil em 1948. Hoje são quatro milhões. Israel não quer a volta desses refugiados para seu território.

Para o Governo Brasileiro, reconhecer o Estado Palestino é a atitude mais acertada. E isso já foi feito por mais de cem países. Segundo o Itamaraty, a decisão não vai prejudicar as relações diplomáticas com Israel.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/12/brasil-reconhece-oficialmente-existencia-do-estado-palestino.html

Postado por Érica Ribeiro
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: