segunda-feira, 14 de março de 2011

Ditadura versus democracia

O norte da África e o do Oriente Médio estão sendo sacudidos por levantes democráticos que já depuseram os ditadores da Tunísia e do Egito. As causas dessas revoltas e a razão pela qual ainda existem tantas ditaduras no mundo são o tema do Estúdio CH desta semana, que recebe o cientista político Maurício Santoro, da Fundação Getúlio Vargas.

Em entrevista a Fred Furtado, Santoro explica que esse movimento de democratização nasce de fatores econômicos e sociais. Esses países apresentam economias em crise, com taxas de desemprego altas que atingem principalmente as camadas mais jovens da população.

Como se não bastasse isso, o contraste entre pobreza e riqueza fica mais evidente, pois o poder econômico está todo concentrado em uma elite corrupta que auxilia o governo do país sem propiciar melhorias sociais.

Santoro discute ainda as chances de sucesso dos levantes e a possibilidade de que se expandam para todos os países da região. Ele fala também da função das novas tecnologias e mídias sociais nessas revoltas.

Os temas deste podcast são abordados por Santoro no livro Ditaduras contemporâneas, que será publicado no primeiro semestre deste ano.

Confira a entrevista completa em:

http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/Ditadura%20versus%20democracia.mp3

Jaderson

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: