segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dilma nomeia Lula representante do Brasil na União Africana


A presidente Dilma Rousseff nomeou o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, representante do Brasil na 17ª Assembleia Geral da União Africana. O encontro ocorre nesta semana, no dia 30 de junho, na Guiné Equatorial.

Lula já havia sido convidado pelo presidente do país, Teodoro Obiang Nguema, para falar na cúpula, cujo tema deste ano é o "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável".

Desde que passou o governo a sua sucessora, o ex-presidente deu sinais de que pretende realizar ações nos países africanos. Nos oito anos em que esteve no Palácio do Planalto, Lula estreitou relações com o continente e abriu várias embaixadas.

O ex-presidente também está articulando ações de cooperação com ONGs como a Oxfam e organizou uma reunião com especialistas em África neste mês, em São Paulo.

A eleição, no domingo, do ex-ministro José Graziano para a direção-geral da FAO (organização da ONU para a agricultura) era defendida por Lula.

Uma das metas de Graziano é justamente combater a fome no continente e expandir técnicas agrícolas, tendo como referência o modelo brasileiro de políticas de desenvolvimento e distribuição de renda.

Fonte: BBC Brasil
Postado por: Paula Horrara
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: