quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem 2011: candidatos devem aproveitar a sexta-feira para visitar local de prova e evitar atrasos

Além de estar seguro do conteúdo estudado, existem outros fatores que podem influenciar no desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011: visitar o local da prova com antecedência, comprar a caneta preta (com tubo transparente) e separar os documentos necessários são atividades que devem ser realizadas até amanhã (21).

O primeiro conselho -- do próprio instituto que aplica a prova, o Inep -- é visitar o endereço da prova com antecedência. Assim, é possível estimar o tempo que demora para percorrer o trajeto entre sua casa e a escola. Use serviços na internet que traçam os melhores caminhos, como o UOL Mapas. Informe-se, também, sobre eventos que possam prejudicar o tráfego de veículos nos locais próximos da aplicação do exame.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço www.sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

No sábado (22) e no domingo (23), o Inep recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.

Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/10/20/enem-2011-candidatos-devem-aproveitar-a-sexta-feira-para-visitar-local-de-prova-e-separar-materiais.jhtm

Postado por Vinícius Braz Lelis

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: