sábado, 19 de novembro de 2011

Comissão do MEC apura denúncias de irregularidades na Federal de RO

Uma comissão de sindicância do Ministério da Educação e da Controladoria Geral da União (CGU) está em Porto Velho desde quinta-feira (17) para apurar denúncias de irregularidades na gestão da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Professores e estudantes do campus da universidade na capital rondoniense, onde são ministrados 28 dos 54 cursos da instituição, estão em greve há mais de 60 dias, e o prédio da reitoria está ocupado há pelo menos 45 dias.

A pauta de reivindicações contém 26 pontos, a maioria referente à contratação de funcionários técnicos e à reforma dos prédios no campus. Os manifestantes pedem, ainda, o afastamento do reitor da instituição, José Januário de Oliveira Amaral. De acordo com o MEC, a comissão foi criada em 24 de outubro e tem 30 dias para concluir o relatório final, que podem ser prorrogados por mais 30 dias. Após duas semanas de levantamento prévio em Brasília, os membros da comissão foram a Rondônia para verificar as acusações contra o reitor.

Entre as denúncias feitas por estudantes e professores em um dossiê enviado a Brasília estão fraude em concurso e mau uso de verba pública. Caso a comissão encontre indícios de improbidade administrativa, segundo o MEC, os servidores públicos envolvidos responderão a processos administrativos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na noite de sexta-feira (18) que não há como afastar um reitor eleito pela comunidade universitária sem uma investigação e um processo administrativo.

Fonte: G1


Postado por Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: