domingo, 20 de novembro de 2011

Dilma diz que miséria é herança da escravidão

Salvador - A presidenta Dilma Rousseff disse ontem em Salvador (BA), no encerramento do Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, que comemora o Ano Internacional dos Afrodescendentes, que a miséria no Brasil é ainda uma das heranças da escravidão, proibida legalmente no País há 123 anos. “Sofremos as consequências dramáticas da escravidão”, afirmou a presidenta em seu discurso.

Ela disse ainda que “a pobreza no Brasil tem face negra e feminina”. Por isso, defendeu as políticas de inclusão que colocam a mulher como principal foco: “Elas são incapazes de receber e gastar no bar da esquina”.

A presidenta citou o Programa Brasil sem Miséria como importante arma para tirar da miséria 16 milhões de brasileiros. E destacou a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010, além da obrigatoriedade do ensino da história afrobrasileira nas escolas, como medidas para superar a herança deixada pela escravidão.

Cópia das ‘décadas perdidas’

Para a presidenta Dilma Rousseff, a atual crise econômica repete o que Brasil viveu em suas “décadas perdidas”, quando paralisou conquistas sociais em prol da “reciclagem dadívida soberana”.

Dilma pediu a união da América Latina e Caribe para enfrentar a crise. “Sabemos que esse processo não dá certo, leva à recessão, ao desemprego, à perda de direitos, mas não tira os países da crise”.

Fonte: G1
Postado por: Talita Jéssica.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: