sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pai e filha estudam juntos para provas do Enem em Campo Grande

Juliana,19 anos, vai tentar vaga para o curso de relações internacionais.
Kleber, de 41 anos, fará exame pela 1ª vez e quer cursar farmácia.

 Além de frequentar as aulas do cursinho preparatório, a jovem campo-grandense Juliana Pereira Nunes, de 19 anos, estuda com o pai para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois se inscreveram para as provas, que serão realizadas no próximo sábado (3) e domingo (4).

 “Eu vi o interesse dela pelos estudos e resolvi tentar. Acho que ainda dá tempo, nunca é tarde para tentar”, afirma o pai Kleber Nunes, de 41 anos, que tem o ensino médio completo e vai fazer o Enem pela primeira vez.

   Nunes trabalha no ramo de medicamentos há 12 anos e vai tentar uma vaga no curso de farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A filha incentiva o pai a entrar na universidade. “Acho incrível ele querer ter uma graduação, querer voltar a estudar. Ele não teve oportunidade quando era mais jovem, mas agora pode tentar”.

Pai e filha estudam juntos nos fins de semana. “Eu trabalho à tarde e à noite, ela tem aulas de manhã, por isso não temos muito tempo durante a semana”, conta Nunes. Para ajudar o pai, Juliana corrige as redações feitas por ele. “Ele é inteligente e escreve muito bem, pensa em argumentos que eu não pensaria. Acho que ele vai tirar uma nota de redação maior que a minha no Enem”, brinca a jovem.

 Juliana terminou o ensino médio em 2010 em uma escola pública de Campo Grande. Ela se inscreveu para o Enem quando estava no 3º ano, mas confundiu o horário e não conseguiu chegar a tempo de fazer a prova. “Neste ano vai ser diferente, vamos chegar com duas horas de antecedência”, garantiu o pai, que vai fazer o exame em uma escola do bairro Guanandi. A filha fará o Enem em um colégio no bairro Santo Amaro.


Ela revela que queria fazer medicina, mas mudou de ideia depois que conheceu o curso de relações internacionais através de uma amiga. “Ela me chamou para participar de um evento e eu me apaixonei pelo curso, pelas matérias, pelos livros. É o que eu quero para minha vida”, enfatiza a jovem.
A estudante vai tentar uma vaga em uma universidade pública em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. Se conseguir, vai arrumar um emprego para se sustentar. "No início, eu estava com medo de ir para outra cidade e morar sozinha. Agora, já me acostumei com a ideia. Estou confiante que vou conseguir", diz Juliana.

Enem
Em Mato Grosso do Sul, 133.035 estudantes se inscreveram no Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas terão início às 13h (horário de Brasília).

Postado por : Pâmela Rocha
Data : 02/11/2012

link :  http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/11/pai-e-filha-estudam-juntos-para-provas-do-enem-em-campo-grande.html

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: