quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dilma promete mais infraestrutura para elevar competitividade e renda



Dilma promete mais infraestrutura para elevar competitividade e renda
"Dilma e autoridades francesas em Paris nesta quarta (AP)"



A presidente Dilma Rousseff declarou nesta quarta-feira que o Brasil precisa elevar sua competitividade e ampliar investimentos em infraestrutura e tecnologia para propiciar a retomada do crescimento econômico e melhorar a renda per capita do brasileiro.
'A indústria e os investimentos em infraestrutura são os elementos estratégicos para que o Brasil mude seu patamar e se torne uma economia que possa, de fato, dobrar sua renda per capita em um horizonte de até 20 anos', disse a presidente, em um evento para empresários em Paris.
Segundo Dilma, o governo tem um programa de aeroportos regionais 'muito forte', que prevê a construção de 800 'ou mais' aeroportos regionais no Brasil.
'Queremos que em cidades com 100 mil habitantes exista um aeroporto a 50 ou 50 quilômetros de distância', disse Dilma.
O setor ferroviário é outro que deverá receber investimentos. 'Somos um país continental e precisamos de ferrovias.'
O Brasil deve criar 15 mil quilômetros de linhas férreas nos próximos anos, sendo 10 mil deles por meio de concessões, disse a presidente.
Na quinta-feira, o governo vai lançar a licitação para o trem de alta velocidade que vai ligar São Paulo, Campinas e o Rio de Janeiro.
Gargalos
No segundo dia de sua visita de Estado à França, Dilma fez um discurso de cerca de 45 minutos a empresários de grandes grupos franceses na sede do Medef, sindicato patronal, equivalente à Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Brasil.
'Estamos com políticas de estímulos fiscais, de competitividade e de investimentos em infraestrutura para retomar e acelerar nossa atividade econômica', afirmou a presidente.
A presidente também ressaltou no evento que o governo brasileiro está 'preocupado' em reduzir os custos de produção e 'empenhado' em resolver os gargalos históricos da infraestrutura no Brasil.
Segundo Dilma, esses 'gargalos sistêmicos' são o resultado de 'vinte anos de políticas exclusivas de austeridade' no Brasil, como as impostas pelo Fundo Monetário Internacional.
A presidente afirmou também que o desenvolvimento da competitividade das indústrias brasileiras 'é um grande desafio' atualmente para o Brasil.
'A competitividade é uma questão crucial como caminho de saída da crise, que constrói o futuro e preserva as conquistas sociais.'

Após o evento empresarial, Dilma foi homenageada pelo prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoë.
Dilma também se reuniu com o presidente do Senado francês, Jean-Pierre Bel.
A presidente embarca nesta tarde para a Rússia, onde realiza uma visita de dois dias.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte : http://noticias.br.msn.com/mundo/dilma-promete-mais-infraestrutura-para-elevar-competitividade-e-renda-3

Postado por :  Clebiana 
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: