sábado, 22 de dezembro de 2012

Universidades federais vão destinar 30% das vagas para cotistas em 2013

Levantamento feito pelo G1 com base nos editais dos processos seletivos das universidades federais para 2013 indica que, no primeiro ano da aplicação da nova lei de cotas, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas serão preenchidas por estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, número maior que o mínimo de 12,5% previsto pela lei.


A lei número 12.771/2012 sancionada em agosto determina que, até 2016, 50% das vagas sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE. A lei vale também para os institutos federais de educação superior, que não constam do levantamento do G1.

O país tem 59 universidades federais, sendo que 51 instituições já divulgaram o número de vagas abertas no processo seletivo para ingresso no primeiro semestre e, em alguns casos, no segundo semestre de 2013. São mais de 165 mil vagas anunciadas, das quais 48,9 mil serão preenchidas pelo sistema de cota. Dessas, 19,5 mil (40% das cotas) serão destinadas a estudantes com renda familiar até um salário mínimo e meio. E ainda 24,2 mil vagas (50%) da cota, será reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O processo seletivo varia de acordo com cada universidade. A maioria vai preencher as vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será lançado no dia 7 de janeiro e vai usar as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas no próximo dia 28. Outras instituições têm seus próprios processos seletivos ou um sistema misto que combina as notas do Enem, vestibular próprio, e o Sisu.
Algumas universidades já se anteciparam às determinações da lei e definiram o percentual de 50% das vagas para cotistas no ano que vem, como as federais do Sergipe (UFS), Juiz de Fora (UFJF), Oeste do Pará (Ufopa) e São João Del Rei (UFSJ). O caso mais extremo é da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de Santa Catarina, que destinará 85% das vatas para cotistas. Outras universidades vão usar a lei combinada com sistemas de cotas que já adotavam.

Postado por : Pâmela Rocha
fonte : http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/12/universidades-federais-vao-destinar-30-das-vagas-para-cotistas-em-2013.html
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 15 de dezembro de 2012

Homem é preso suspeito de abusar e transmitir HIV para garota de 13 anos


Um comerciante de 50 anos foi preso em Porto Seguro, extremo-sul da Bahia, por suspeita de abusar sexualmente uma garota de 13 anos, gerando uma gravidez e a contaminação da vítima com o vírus da HIV, de acordo com a polícia. A prisão foi decretada na sexta-feira (14), no trabalho dele, em cumprimento a um mandado judicial.
A situação foi denunciada à polícia pelo pai da garota, que descobriu a doença no dia do parto, na quinta-feira (13), por meio de um exame de sangue. O pai do bebê foi submetido ao teste rápido do vírus da imunodeficiência adquirida e o resultado também deu positivo.
O suspeito mantinha relações sexuais com a adolescente, contra a sua vontade, há cerca de um ano, e tinha aceitado reconhecer a filha, segundo a polícia. Ainda não foi realizado o mesmo teste no bebê.
Diante do caso, a irmã da vítima, de 12 anos, revelou ao pai que também sofreu abuso sexual por parte do suspeito, mas, na ocasião, disse que não ocorreu a penetração, o que tem descartado a possibilidade de infecção direta, segundo a polícia.
Dentro da casa do suspeito, foram encontrados preservativos, filmes pornográfico, um punhal e um revólver. Ele está detido na carceragem da 1ª delegacia da cidade e, na segunda-feira (17), vai ser encaminhado ao presídio.
G1
Postado por Danyllo Souza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Atirador forçou entrada em escola onde ocorreu massacre, diz polícia

Segundo tenente, entrada de suspeito não foi autorizada. 26 pessoas, entre elas 20 crianças, foram mortas; atirador também morreu.



O atirador que matou 26 pessoas na escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, forçou sua entrada no estabelecimento antes de cometer o massacre, segundo informações da polícia local. De acordo com o tenente Paul Vance, o autor do ataque não foi autorizado a entrar na escola pelos funcionários, e invadiu o local. Não foram divulgados mais detalhes sobre como ele conseguiu entrar.
Entre os mortos, estão 20 crianças. Os outros seis são adultos. Uma outra pessoa foi encontrada morta na casa onde vivia o suspeito – segundo a polícia, o corpo encontrado foi o de uma mulher, parente do suspeito.
A imprensa americana relatou que a vítima seria a mãe do atirador. O suspeito também foi indentificado pelas TVs locais, citando fontes policiais, como Adam Lanza, de 20 anos.
Apenas um dos baleados na escola sobreviveu – uma mulher, que de acordo com o tenente Vance passa bem e será essencial para as investigações.
Os moradores de Newtown buscavam neste sábado (15) respostas para o massacre. Por enquanto, ainda não se sabe o que levou o atirador a entrar na escola armado e atirar em alunos e professores.
Vance, porta-voz da polícia local, já havia dito pela manhã que a identificação dos corpos foi concluída, assim como a notificação das famílias. Os corpos foram retirados durante a madrugada. Ele informou que a divulgação das identidades das vítimas, assim como a confirmação do nome do atirador, será feita ainda neste sábado, depois que os médicos legistas terminarem seu trabalho.
Segundo ele, a perícia no local do crime deve seguir por mais alguns dias – ainda é necessário finalizar a perícia dentro de escola, além de processar o lado de fora.
Em uma entrevista coletiva, Vance também informou que os policiais conseguiram recolher evidências importantes que permitirão à polícia reconstruir o crime e elucidar como e por que o massacre ocorreu. "Encontramos evidências muito boas nesta investigação, que os nossos investigadores poderão usar em, espero, definir o quadro completo sobre como, e mais importante por que, isto ocorreu", afirmou.
O massacre só não foi maior porque muitos professores conseguiram salvar vidas fechando as portas das salas de aula ao ouvirem os disparos. Um deles salvou vidas trancando os alunos em um armário.
Na noite de sexta, a população da pequena cidade se reuniu nas igrejas locais para rezar pelos mortos. De acordo com a rede de televisão CNN, a cidade de Newtown registrou apenas um assassinato nos últimos 10 anos.
Balões brancos decoram placa que indica direção da escola Sandy Hook, na manhã deste sábado (Foto: AP)Balões brancos decoram placa que indica direção da escola Sandy Hook, na manhã deste sábado (Foto: AP)
Horas depois do massacre, centenas de pessoas se reuniram para uma vigília na igreja de Newtown, que ficou lotada. Muitas pessoas acompanharam o ato do lado de fora do templo.
"É uma comunidade que realmente se une quando acontecem coisas como esta", disse o pároco Robert Weiss durante a missa. Durante a vigília, foi lida uma carta do Papa Bento XVI.
"Peço ao nosso Deus pai que console aqueles que choram a perda de um ser querido e que apoie toda a comunidade com a força espiritual que se impõe à violência através do perdão, da esperança e do amor reconciliador", escreveu o Papa.

Suspeito 
Fontes policiais identificaram o atirador como Adam Lanza, de 20 anos, segundo a imprensa americana. Antes ele havia sido identificado como Ryan Lanza, de 24 anos. Adam teria usado os documentos de Ryan durante a ação.
Ryan, entretanto, seria irmão de Adam, estaria vivo e teria prestado depoimento em Nova Jersey. Segundo informações de TVs locais, Ryan foi investigado até a noite e estaria colaborando com a polícia. Ele não teria ligação com o crime. Ryan teria dito à polícia que seu irmão tinha algum tipo de problema de personalidade, que seria uma forma de autismo, segundo a rede de TV Fox News.
De acordo com a imprensa local, Adam teria se formado em 2010 na Newtown High School. Antigos colegas o descreveram como um um jovem inteligente, mas inquieto e com poucos amigos.
As informações, entretanto, ainda não foram confirmadas pelas autoridades.
A chamada de emergência para a ocorrência ocorreu às 9h41 locais, segundo a polícia local.
Segundo testemunhas, o atirador entrou na escola atirou contra os alunos, saiu, e atirou nos adultos, antes de morrer. Professores conseguiram salvar crianças escondendo-as em armários e fechando portas.
Durante o ataque, o atirador levava quatro armas e um colete à prova de balas, segundo a polícia. De acordo com fontes policiais citadas pela emissora, NBC, as armas utilizadas pelo atirador pertenciam a sua mãe.
Duas mulheres acendem velas em forma de homenagem às vítimas mortas nesta sexta-feira (Foto: Joshua Lott/Reuters)Duas mulheres acendem velas em forma de homenagem às vítimas mortas nesta sexta-feira (Foto: Joshua Lott/Reuters)
Testemunhas disseram que ele estava mascarado. Ainda não se sabe quem teria disparado o tiro que o matou. Segundo o "New York Times", ele se matou antes da chegada da polícia.
Entre os adultos mortos, estariam a diretora e a psicóloga da escola. A diretora da escola foi identificada como Dawn Hochsprung, de 47 anos, segundo a imprensa local.

Crianças entre 5 e 10 anos
O ataque é um dos mais graves ocorridos em escolas nos Estados Unidos. O número de vítimas é o segundo maior em ataques do gênero, só ficando atrás do massacre de 2007 na universidade Virginia Tech, que deixou 32 mortos.
O tiroteio desta sexta ocorreu na escola Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos com idades variando entre 5 e 10 anos, incluindo vários filhos de brasileiros, segundo o "Jornal Nacional".
O Itamaray informou que não há brasileiros entre os mortos. O consulado do Brasil em Connecticut revelou que fez contatos com várias famílias e que não há informação sobre vítimas brasileiras.
Newtown é uma cidade de cerca de 27.500 habitantes, subúrbio da capital estadual, Hartford, e situada 128 quilômetros a nordeste de Nova York.
Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP) 
Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)
FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/atirador-forcou-entrada-em-escola-onde-ocorreu-massacre-diz-policia.html
Postado por: Érika Matos
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Polícia Federal realiza operação para desmontar quadrinha que fraudava vestibulares



Foram cumpridos 70 mandados de prisão e 73 mandados de busca expedidos pela Justiça de Vitória (ES). Cerca de 290 policiais participaram da operação

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (12) a Operação Calouro, que desmontou um esquema de fraudes em vestibulares para o ingresso em cursos de medicina em dez estados e no Distrito Federal.

A operação foi o resultado de um ano de investigações. A PF informou que as organizações são "altamente especializadas, lucrativas e disseminadas".

A atuação dos grupos é feita por meio de falsificação de documentos e substituição do aluno por outra pessoa no momento da prova e pela elaboração de gabaritos e distribuição não autorizada por meio de aparelhos eletrônicos. 

É importante ressaltar a nocividade das quadrilhas que fraudam vestibulares, seja para as instituições, que são ludibriadas em seu processo de seleção dos melhores alunos interessados no ingresso, seja para o meio médico, que recebe profissionais completamente alheios aos princípios éticos, seja para a saúde pública em geral, que será atendida por profissionais com sérios desvios de conduta.


http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/12/12/policia-federal-realiza-operacao-para-desmontar-quadrinha-que-fradava-vestibulares

Por: Ângelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 2 comments

Dilma promete mais infraestrutura para elevar competitividade e renda



Dilma promete mais infraestrutura para elevar competitividade e renda
"Dilma e autoridades francesas em Paris nesta quarta (AP)"



A presidente Dilma Rousseff declarou nesta quarta-feira que o Brasil precisa elevar sua competitividade e ampliar investimentos em infraestrutura e tecnologia para propiciar a retomada do crescimento econômico e melhorar a renda per capita do brasileiro.
'A indústria e os investimentos em infraestrutura são os elementos estratégicos para que o Brasil mude seu patamar e se torne uma economia que possa, de fato, dobrar sua renda per capita em um horizonte de até 20 anos', disse a presidente, em um evento para empresários em Paris.
Segundo Dilma, o governo tem um programa de aeroportos regionais 'muito forte', que prevê a construção de 800 'ou mais' aeroportos regionais no Brasil.
'Queremos que em cidades com 100 mil habitantes exista um aeroporto a 50 ou 50 quilômetros de distância', disse Dilma.
O setor ferroviário é outro que deverá receber investimentos. 'Somos um país continental e precisamos de ferrovias.'
O Brasil deve criar 15 mil quilômetros de linhas férreas nos próximos anos, sendo 10 mil deles por meio de concessões, disse a presidente.
Na quinta-feira, o governo vai lançar a licitação para o trem de alta velocidade que vai ligar São Paulo, Campinas e o Rio de Janeiro.
Gargalos
No segundo dia de sua visita de Estado à França, Dilma fez um discurso de cerca de 45 minutos a empresários de grandes grupos franceses na sede do Medef, sindicato patronal, equivalente à Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Brasil.
'Estamos com políticas de estímulos fiscais, de competitividade e de investimentos em infraestrutura para retomar e acelerar nossa atividade econômica', afirmou a presidente.
A presidente também ressaltou no evento que o governo brasileiro está 'preocupado' em reduzir os custos de produção e 'empenhado' em resolver os gargalos históricos da infraestrutura no Brasil.
Segundo Dilma, esses 'gargalos sistêmicos' são o resultado de 'vinte anos de políticas exclusivas de austeridade' no Brasil, como as impostas pelo Fundo Monetário Internacional.
A presidente afirmou também que o desenvolvimento da competitividade das indústrias brasileiras 'é um grande desafio' atualmente para o Brasil.
'A competitividade é uma questão crucial como caminho de saída da crise, que constrói o futuro e preserva as conquistas sociais.'

Após o evento empresarial, Dilma foi homenageada pelo prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoë.
Dilma também se reuniu com o presidente do Senado francês, Jean-Pierre Bel.
A presidente embarca nesta tarde para a Rússia, onde realiza uma visita de dois dias.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte : http://noticias.br.msn.com/mundo/dilma-promete-mais-infraestrutura-para-elevar-competitividade-e-renda-3

Postado por :  Clebiana 
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Medalhistas de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa chegam a Natal

Estudantes Douglas e Taiana retornaram de Brasília nesta terça-feira (11).
Dupla venceu mais de 3 milhões de competidores de todo Brasil.

Caroline Holder Do G1 RN
Ladmires (professor), Tayanna (aluna), Douglas (aluno)  e Simone (professora): vencedores (Foto: Caroline Holder/ G1)Ladmires (professor), Taiana (aluna), Douglas (aluno) e Simone (professora) (Foto: Caroline Holder/ G1)
Na tarde desta terça (11), desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo, na Grande Natal, os dois potiguares medalhistas de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa, realizado em Brasília nesta segunda-feira (10). O Rio Grande do Norte foi para a final nas quatro categorias do concurso, vencendo em 'artigo de opinião' e 'poema'.
Duglas, medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)Duglas, medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)
O poema vencedor é de autoria de Henrique Douglas de Oliveira, de 12 anos, natural de José da Penha. Aluno da Escola Municipal Ariamiro Germano da Silva, ele contou em verso a vida do pai vaqueiro e como a chuva é bem recebida por quem vive no sertão. O poema 'Ôde Casa?!' fala do lugar onde Douglas cresceu. A missão dele era passar para as rimas o cheiro, a cor, os detalhes da zona rural onde nasceu, a 400 km da capital.
“Ele fez isso com maestria. Ele tinha que começar a olhar para o espaço onde vivia como um turista. Para começar a enxergar com mais sensibilidade. E conseguiu. Ele colocou muita emoção em cada estrofe. Foi uma preparação que começou em março. Essa olimpíada promove uma oficina em que a gente se prepara e prepara o aluno durante o ano. O objetivo é melhorar a leitura e a escrita. E estamos no caminho certo. Até porque, agora teremos computadores e livros”, disse Simone Bispo, professora de Douglas.
Douglas foi recebido com festa pela família (Foto: Caroline Holder/ G1)Douglas foi recebido com festa pela família
(Foto: Caroline Holder/ G1)
A professora se referiu aos 10 computadores e à biblioteca que a Escola Municipal Ariamiro Germano da Silva ganhou por ter um aluno vencedor na Olimpíada de Língua Portuguesa, que reuniu mais de 3 milhões de competidores, todos da rede pública de ensino.
“Agora vai ser bom demais. Vou ter uma biblioteca na escola. Vou ler ainda mais. Eu adoro escrever e gostei muito de ser poeta. Poeta da minha terra. Chamei meu o barro de tapete vermelho e a chuva de visita. E escrevi sobre a alegria que temos quando a visita chega e molha o nosso tapete vermelho. É a felicidade no sertão. Eu sabia que eu ia ganhar. Tava tão confiante que nem tive medo de andar de avião. Nunca tinha andado num transporte daquele”, lembrou Douglas.
Medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)Medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)
O campeão também recebeu prêmios de R$ 250 em livros, um tablet, um notebook e uma impressora. A seleção dele começou na escola, depois na cidade e no estado. Depois passou pela etapa regional, em Fortaleza, onde venceu 125 adversários. E, em Brasília, já na final, competiu com 38 estudantes de todo o país.
“É um orgulho para uma mãe que tem sete filhos e seis abandonaram a escola. Acho que Douglas vai ser o único a terminar os estudos. Chego a me emocionar. Quando ele subiu lá pra receber a medalha, senti uma coisa no peito que nem sei como falar. Isso vai incentivar o meu filho. Se Deus quiser, ele nunca vai deixar de estudar. Vai ser grande”, comemorou a mãe. “O pai dele não pôde vir, mas está muito feliz. Não é muito de falar. Você sabe... é vaqueiro. Mas, ficou muito emocionado e orgulhoso também”, completou.
Tayanna e Ladmires (Foto: Caroline Holder/ G1)Taiana e Ladmires (Foto: Caroline Holder/ G1)
Outro orgulho é a natalense Taiana Cardoso, de 17 anos, aluna da Escola Estadual José Fernandes Machado, que fica na capital. Ela venceu na categoria 'artigo de opinião' com o texto 'Natal: Noiva do Sol, Amante da prostituição'. Com um tema polêmico, a estudante usou o apelido de Natal, 'noiva do sol', para contrapor com outra realidade da capital: o turismo sexual.
“Eu escolhi esse tema porque moro em Capim Macio, na zona Sul de Natal, e vejo a cada esquina a prostituição. E em Ponta Negra, onde estudo, tem ainda mais. É lá onde se concentram os hotéis e os turistas. Em Ponta Negra estão os principais catões postais de Natal: O Morro do Careca e o turismo sexual. Isso precisa acabar”, defendeu Taiana.
Autógrafo Tayanna (Foto: Caroline Holder/ G1)Autógrafo Taiana (Foto: Caroline Holder/ G1)
“Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, professor da estudante.
AutógrafosAo desembarcarem no Aeroporto Internacional Augusto Severo, na Grande Natal, os dois campeões deram autógrafos. Uma das componentes da comissão julgadora, da categoria 'crônica', encontrou com a dupla no saguão e fez questão de tietar os potiguares. “Eu não julguei as categorias deles, mas fiz questão de um autógrafo. Eles assinaram no livro que reúne todas as produções do concurso. É um grande orgulho conhecer pessoalmente os novos escritores do nosso Brasil”, comemorou Ana Kaline, gerente do Banco Itaú, um dos patrocinadores da competição.

Fonte:G1
Por:Cinara Viana
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 8 de dezembro de 2012

Bolívia inicia processo de adesão ao Mercosul


O presidente da Bolívia, Evo Morales, assinou nesta sexta-feira em reunião de cúpula do Mercosul, em Brasília, o protocolo de adesão para que o país se torne o sexto membro-pleno do bloco.

A assinatura dá início a negociações formais para o ingresso, que, no entanto, depende da chancela dos Congressos de cada país-membro para se concretizar.
Atualmente, a Bolívia é um Estado associado ao Mercosul, ao lado de Chile, Peru, Colômbia e Equador. Os membros plenos do grupo são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Em discurso na abertura da cúpula, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a entrada da Bolívia tornaria o Mercosul "muito mais forte". "Queria em nome de todos os países dar as boas-vindas ao nosso querido presidente Evo Morales e a todo o povo boliviano, que traz para nós uma cultura diversificada, uma cultura dos povos indígenas que muito nos orgulha".
Em novembro, o presidente boliviano Evo Morales aceitou o convite para ingressar no Mercosul. No entanto, ele afirmou que o país não pretende deixar o outro bloco econômico regional a que pertence, a Comunidade Andina de Nações (CAN) - o que pode criar dificuldades à adesão.
Caso a adesão se concretize, o Mercosul terá outro integrante da região andina além da Venezuela.
Segundo analistas, a expansão do bloco pela região tem sido favorecida pelos acordos bilaterais de livre-comércio fechados nos últimos anos entre os Estados Unidos e três países andinos (Peru, Chile e Colômbia).
Os acordos impuseram restrições ao desenvolvimento da CAN, e o Mercosul passou a ser visto por alguns países da região como uma alternativa para a integração com vizinhos.
Dilma afirmou que o Mercosul também discute o ingresso do Equador, outro membro da CAN. Momentos antes, porém, o presidente equatoriano, Rafael Corrêa, sinalizou que há grandes entraves à adesão do país.
"Ao entrar no Mercosul, teremos que adotar as tarifas comuns. Isso limita a nossa política externa comercial e particularmente a política tarifária, então estamos acabando todos os estudos para tomar uma decisão definitiva", disse Correa, ao chegar ao encontro em Brasília.

Venezuela

Mesmo que Equador e Bolívia optem por entrar no bloco, o regimento do Mercosul condiciona adesões à chancela dos Congressos dos países-membros.
Único país não fundador a pleitear o ingresso no bloco até agora, a Venezuela levou seis anos para concretizar sua demanda e só conseguiu fazê-lo em circunstâncias excepcionais.
Até junho deste ano, o ingresso venezuelano dependia apenas de aprovação do Congresso paraguaio, que ainda não havia apreciado o tema. Naquele mês, o Paraguai foi suspenso do Mercosul em represália ao impeachment relâmpago do então presidente Fernando Lugo, que o bloco considerou uma violação da democracia.
Na reunião seguinte do bloco, em julho, os outros membros aproveitaram a ausência do Paraguai e anunciaram a adesão venezuelana.
Assunção, contudo, jamais aceitou a entrada e reclama o direito de anulá-la. O Paraguai só deve voltar ao Mercosul após realizar as próximas eleições presidenciais, em abril de 2013. O país não se pronunciou sobre a adesão da Bolívia.

Estudantes

Além de tratarem da expansão do Mercosul, que inclui pedido do Suriname para ser Estado associado, os membros do bloco anunciaram nesta sexta a criação de um programa regional de intercâmbio estudantil, o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade Acadêmica) Mercosul. O programa financiará bolsas para estimular a circulação de estudantes na região.
A iniciativa é inspirada no programa de intercâmbio estudantil da União Europeia, o Erasmus.
Segundo Dilma, o SIM Mercosul aumentará o "interesse e o envolvimento das novas gerações no processo de integração regional".
A presidente também anunciou a criação de um fundo que apoiará pequenas e médias empresas que promovam a integração regional.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121207_mercosul_bolivia_lk.shtml
Postado por: Talita Jéssica.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

“Capitalismo tem nome e sobrenome no Brasil”


Estudo aponta quais os principais grupos econômicos que concentram o poder no país
Por Vivian Virissimo, do Brasil de Fato
Em levantamento inédito, o Instituto Mais Democracia (IMD) vai revelar na pesquisa “Quem são os proprietários do Brasil?” os grupos econômicos que são recordistas em concentração de poder no país. O estudo identifica todas as empresas que se articulam com as grandes corporações brasileiras: Vale, Gerdau, Votarantim, JBS, Grupo Ultra, entre outras. Além disso, umranking vai explicitar nomes e sobrenomes dos proprietários finais dessa intricada rede de poder empresarial.
Ao mesmo tempo, o instituto vai mostrar que essas empresas recebem dinheiro público de estatais brasileiras sem a necessária transparência e controle social. A pesquisa completa será divulgada no próximo dia 12 de dezembro.
“Quem são as famílias? Quem são as pessoas? Normalmente se diz que o capitalismo não tem rosto, não tem nome. Pelo contrário, na maioria dos casos tem nome, sobrenome e endereço. São pessoas que se beneficiam de toda essa estrutura vigente e inclusive de todo o recurso público que é carreado através das estatais e do financiamento público”, explicou um dos coordenadores da pesquisa, o cientista político e professor universitário João Roberto Lopes Pinto.

Diferentemente de outros rankings divulgados pelo jornal Valor Econômico e revista Exame, o foco do Mais Democracia não será mostrar os maiores faturamentos, mas analisar a estrutura de poder por trás das empresas que se articulam com esses grandes grupos. “Com outra perspectiva, o ranking da concentração de poder econômico é um paralelo a esses rankingsconvencionais, é um ‘contra-ranking’. A primeira diferença é que vamos explicitar, renomear e colocar novos nomes no debate público com base no Índice de Poder Acumulado (IPA). E todas as empresas que estão no topo do ranking são irrigadas pelo dinheiro público”, explicou Pinto.
Geralmente difusas e de difícil acesso, as informações analisadas pelos pesquisadores constam em uma base de dados que está sendo construída por uma cooperativa de jovens desenvolvedores, a Eita – Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão. O rankingestá sendo elaborado com base nos dados de 400 empresas de sociedade de capital aberto que foram fornecidas para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado acionário brasileiro. Além disso, informações disponíveis nas bases de dados Economática e Econoinfo também serão incorporadas. Dessas 400 empresas iniciais, os pesquisadores já estão monitorando mais de 5 mil empresas que atuam no interior delas. O instituto tem como referência uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Zurich que realiza o cruzamento do faturamento líquido dessas empresas com dados sobre a participação acionária dos proprietários.
O pesquisador revelou algumas empresas que controlam alguns grupos econômicos brasileiros, cujos nomes não costumam ser divulgados. “Não é Odebrecht é Kieppe, não é Vale é Bradesco e Previ, não é JBS é FB Participações, que também controla a Vigor Foods, empresa que controla todo o setor lácteo no Brasil, não é Camargo Corrêa é a Morro Vermelho”, antecipou Pinto. O pesquisador também revelou que no ranking dos maiores proprietários, ao lado do homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, está uma das controladoras da Camargo Corrêa, a empresária Dirce Navarro Camargo, com patrimônio de 13,1 bilhões de dólares.

O instituto costuma utilizar o caso da Odebrecht para mostrar o emaranhado de articulações empresariais que compõem os grandes grupos econômicos no modelo capitalista contemporâneo. “A Braskem e a construtora Odebrecht são controladas pela Odebrecht Participações, que por sua vez é controlada pela Odebrecht Sociedade Anônima, que por sua vez é controlada pela Odebrecht Investimento, que por sua vez é controlada Kieppe Participações, depois Kieppe Patrimonial. Ou seja, Kieppe Patrimonial é o nome da Odebrecht e por trás da Kieppe está a família Odebrechet”, explicou João Roberto.

Participação

“O enfrentamento das corporações é um debate necessário, isto está no limite da democracia contemporânea. Com este grau de concentração, não se pode mais tratar essas empresas como se fossem atores individuais. São atores complexos que envolvem atores públicos. E essa rede complexa ninguém conhece ou discute”, afirmou o cientista político.

Em 2013, o Instituto Mais Democracia pretende cruzar o ranking dos proprietários com os dados oficiais sobre financiamento de campanha das últimas eleições. A ideia é analisar o retorno que essas empresas têm com a eleição dos políticos. Além disso, uma plataforma colaborativa com todas as informações utilizadas pelos pesquisadores serão disponibilizadas para a sociedade.
http://rebelion.org/

Postado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brasil perde o seu mais importante arquiteto

Morreu na noite desta quarta-feira 5, vítima de complicações renais e desidratação, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos. Ele estava internado desde o dia 2 de novembro  no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio.

O quadro de saúde de Niemeyer piorou nas últimas horas, e o boletim médico assinado à tarde pelo médico intensivista Fernando Gjorup indicava piora “no estado clínico do arquiteto”.
Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto, que estava na unidade intermediária do hospital, apresentou um quadro de infecção respiratória, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos.
Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.
Espírito inquieto. Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, de 104 anos, é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial.
Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura. A capital Brasília é apenas uma das suas inúmeras obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Dono de um espírito inquieto e permanentemente em alerta, Niemeyer lançou frases que ficaram na memória nacional. Ao perder mais um amigo, ele desabafou: “Estou cansado de dizer adeus”. Em meio a um episódio de mais violência no Rio de Janeiro, perguntaram para Niemeyer se ele ainda se indignava, a resposta foi rápida e objetiva. “O dia em que eu não mais me indignar é porque morri.”
Em 1934, Niemeyer se formou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. De princípios marxistas, ele resistia ao que chamava de arquitetura comercial. Até 2009, ele costumava ir todos os dias ao escritório, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A frequência caiu depois de duas cirurgias – uma para a retirada de um tumor no cólon e outra na vesícula. Em 2010, foi internado devido a um quadro de infecção urinária.
Ao longo da sua vida, Niemeyer associou seu trabalho à ideologia. Amigo de Luís Carlos Prestes, ele se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e emprestou o escritório para organizar o comitê da legenda. Durante a ditadura (1964-985), ele se autoexilou na França. Nesse período foi à então União Soviética.
Em 2007, Niemeyer presenteou Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, com uma escultura na qual há uma imagem monstruosa que ameaça um homem que se defende com a bandeira de Cuba. No mesmo ano, foi alvo de críticas pelo preço cobrado, no valor de R$ 7 milhões, pelo projeto de construção da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Independentemente das polêmicas, Niemeyer se transformou em sinônimo de ousadia com a construção de Brasília. Os cartões-postais da cidade foram feitos por ele, como a Igrejinha da 307/308 Sul, construída no formato de um chapéu de freira cuja obra durou apenas 100 dias.
O Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, foi o primeiro edifício público inaugurado na capital, em junho de 1958. Na obra, Niemeyer colocou os pilares na fachada do prédio para simbolizar o emblema de Brasília.
A sede do governo federal, o Palácio do Planalto, compõe o conjunto de edifícios da Praça dos Três Poderes onde estão os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional – formado por duas semiesferas simbolizando a Câmara dos Deputados (voltada para cima) e o Senado (voltada para baixo).
Porém, um dos símbolos mais visitados da capital é a Catedral Metropolitana. Construída como uma nave, o acesso ao prédio é possível por meio de uma passagem subterrânea. No teto da igreja, há anjos dependurados.
Em janeiro deste ano (2012), Niemeyer enterrou a filha Anna Maria, de 82 anos, que morreu em consequência de um enfisema pulmonar, no Rio. Desde então, segundo amigos, o arquiteto passou a sair menos de casa e ficou mais fechado. (Por Renata Giraldi).
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/brasil-perde-o-seu-mais-importante-arquiteto/
Postado por Monique Ciríaco


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

IPVA de carros usados ficará mais barato em 2013

Em Mato Grosso do Sul, o IPVA vai cair 11%. No Rio Grande do Sul, quase 13%. Em São Paulo, a queda será em média de 8,5%. Nos estados que ainda não divulgaram a nova tabela, a tendência também é de redução.

Em 2013, o IPVA de carros usados vai ficar mais leve. A lataria não está mais brilhando e o cheiro de novo já se foi. Mas os donos de carros usados terão um motivo pra comemorar na virada do ano.
Em Mato Grosso do Sul, o IPVA vai cair 11%. No Rio Grande do Sul, quase 13%. Em São Paulo, a queda será em média de 8,5%. Nos estados que ainda não divulgaram a nova tabela, a tendência também é de redução.
“Se acontecer isso é bom pra todo mundo que tem carro. É bem dizer uma benção”, disse um homem.
O IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos carros. Os proprietários vão pagar menos imposto porque os carros usados se desvalorizaram este ano. Em São Paulo, a queda de preços foi a maior desde a crise de 2008.
A redução do IPI que barateou os carros novos derrubou os preços dos usados - que têm o zero quilômetro como referência.
Helena comprou um carro há três anos por R$ 56 mil, e vendeu agora por R$ 32 mil.
“O zero hoje ele está muito mais fácil de comprar, então ninguém mais compra usado, ninguém mais procura o usado”, disse Maria Helena Basilio, engenheira.
Até usados populares, que costumavam perder menos valor, ficaram 16% mais baratos em um ano.
“Nosso lucro caiu bastante. A maioria dos carros hoje são comercializados um pouco abaixo da tabela. O consumidor acaba ganhando”, afirmou Osvaldo Franco Junior, gerente da loja.
Assim, famílias de renda mais baixa puderam comprar o primeiro carro, lembra o especialista João Leite. Ele diz que, no longo prazo, os usados devem perder ainda mais valor.
“Aumenta o poder aquisitivo, o carro fica cada vez mais descartável. A tendência é o Brasil caminhar num ritmo que caminha o primeiro mundo, quer dizer, o carro ter uma vida útil menor e o preço dele, o preço do usado cair cada vez mais”, ressaltou João Leite, especialista em mercado de carros.

postado por : PÂMELA ROCHA
FONTE :http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/12/ipva-de-carros-usados-ficara-mais-barato-em-2013.html
data : 04/12/2012
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 2 de dezembro de 2012

Expectativa de vida do brasileiro cresce e é de 74 anos e 29 dias Os trabalhadores entre 55 e 60 anos que pedirem, a partir da próxima semana, aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vão receber um benefício um pouco maior do que aqueles que fizeram o pedido nesta semana. Isso acontece porque, com a revisão da expectativa de vida do brasileiro, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”, que é incluído no cálculo dos benefícios. Pelas contas do advogado Breno Dias Campos, do escritório Lacerda Advogados, para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, o ganho com o novo cálculo será por volta de 0,11%. No ano passado, segundo o especialista em direito previdenciário, houve redução média de 0,43% no valor do benefício. Para as demais idades, as mudanças no fator previdenciário devem implicar em benefícios menores. A mudança vale apenas para as novas aposentadorias e não muda nada para quem já é aposentado. Nesta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a a esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74 anos e 29 dias (74,08 anos) - um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa de vida do brasileiro era de 73 anos e 277 dias. A partir das informações do Censo Demográfico 2010, foram feitas também revisões na expectativa de sobrevida dos brasileiros. Ou seja, a quantidade de anos de vida prevista para cada faixa etária. Embora a expectativa de vida ao nascer tenha crescido, houve uma pequena redução na expectativa de sobrevida (quantos anos mais espera-se que a pessoa viva) para quem tem 55 anos ou mais. Para quem tem 55 anos, essa expectativa de sobrevida recuou de 25,2 para 25,1 anos. Para quem tem 60, passou de 21,4 para 21,2 anos. Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de vida dos brasileiros – quanto menor a expectativa de sobrevida, maior o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por menos tempo – para uma boa parte dos trabalhadores (os que estão na faixa etária que teve a expectativa de sobrevida reduzida) a mudança mudará para melhor o valor do benefício. "Para alguns irá reduzir e para outros aumentar", explica Campos. "Os números do Censo 2010 puxaram a expectativa de vida para bases mais realistas. Aqueles que estão no final da carreira, com mais tempo de contribuição, vão conseguir se aposentar com alguma vantagem, pois o desconto será um pouco menor". Já para o trabalhador com menos tempo de carreira e de contribuição, o valor inicial da aposentadoria deverá sofrer uma leve redução, explica o advogado, diante da elevação da expectativa de vida dos brasileiros. Entenda o fator previdenciário

Pelas contas do advogado Breno Dias Campos, do escritório Lacerda Advogados, para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, o ganho com o novo cálculo será por volta de 0,11%. No ano passado, segundo o especialista em direito previdenciário, houve redução média de 0,43% no valor do benefício. Para as demais idades, as mudanças no fator previdenciário devem implicar em benefícios menores. A mudança vale apenas para as novas aposentadorias e não muda nada para quem já é aposentado.Os trabalhadores entre 55 e 60 anos que pedirem, a partir da próxima semana, aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vão receber um benefício um pouco maior do que aqueles que fizeram o pedido nesta semana. Isso acontece porque, com a revisão da expectativa de vida do brasileiro, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”, que é incluído no cálculo dos benefícios.
Nesta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a a esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74 anos e 29 dias (74,08 anos) - um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa de vida do brasileiro era de 73 anos e 277 dias.
A partir das informações do Censo Demográfico 2010, foram feitas também revisões na expectativa de sobrevida dos brasileiros. Ou seja, a quantidade de anos de vida prevista para cada faixa etária.
Embora a expectativa de vida ao nascer tenha crescido, houve uma pequena redução na expectativa de sobrevida (quantos anos mais espera-se que a pessoa viva) para quem tem 55 anos ou mais. Para quem tem 55 anos, essa expectativa de sobrevida recuou de 25,2 para 25,1 anos. Para quem tem 60, passou de 21,4 para 21,2 anos.
Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de vida dos brasileiros – quanto menor a expectativa de sobrevida, maior o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por menos tempo – para uma boa parte dos trabalhadores (os que estão na faixa etária que teve a expectativa de sobrevida reduzida) a mudança mudará para melhor o valor do benefício.
"Para alguns irá reduzir e para outros aumentar", explica Campos. "Os números do Censo 2010 puxaram a expectativa de vida para bases mais realistas. Aqueles que estão no final da carreira, com mais tempo de contribuição, vão conseguir se aposentar com alguma vantagem, pois o desconto será um pouco menor".
Já para o trabalhador com menos tempo de carreira e de contribuição, o valor inicial da aposentadoria deverá sofrer uma leve redução, explica o advogado, diante da elevação da expectativa de vida dos brasileiros.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia.postado por Lindiomar Durado
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Consumo de bebidas energéticas pode causar arritmia cardíaca e aumento da pressão arterial


As mortes de cinco pessoas que consumiram o energético Monster Energy estão sendo investigadas pela FDA, agência que regula alimentos e remédios nos Estados Unidos. Entre os incidentes está o de uma menina de 14 anos, que morreu de arritmia cardíaca depois de tomar latas grandes do energético por dois dias consecutivos.
Em entrevista ao colunista Jairo Bouer, a cardiologista Denise Hachul, médica do Instituto do Coração e diretora da sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca, explica que a cafeína, principal substância presente nos energéticos, estimula o sistema nervoso central e aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. O abuso na quantidade ingerida e a existência de alguma doença cardíaca podem ter como consequência a morte súbita.
Fonte: Uol notícia 
Postado por: Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments