quinta-feira, 9 de maio de 2013

Habemus UFSBA: Bahia conquista terceira universidade federal


Após a aprovação, ontem (08/05), do Projeto de Lei nº 2207/11, no Senado Federal, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), aguarda apenas a sanção presidencial para iniciar suas atividades e receber os primeiros alunos a partir de setembro de 2014, segundo as previsões do presidente da Comissão de Implantação, professor Naomar de Almeida Filho. E, pela última vez, a Comissão de Implantação da UFSBA que planejou toda a estrutura da nova universidade, se reunirá às 15h desta sexta-feira (10), na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA. 
"A criação da UFSBA é de grande importância, não somente pela expansão da oferta de vagas públicas para a educação superior na Bahia, mas também pelo seu projeto acadêmico inovador, que apresenta um novo modelo de universidade ao Brasil", afirma a professora Dora Leal Rosa, Reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que, por quase dois anos, manteve a Comissão de Implantação ao longo dos debates, reuniões e audiências públicas que delinearam o projeto para a nova universidade federal, localizada no Sul da Bahia. 
A instalação da UFSBA, que terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a sede da Reitoria, significa um incremento na economia local, devido à injeção direta de recursos federais e consequente crescimento das movimentações comerciais, em reflexo à chegada de professores, que fixarão residência na região, e da contratação de trabalhadores técnicos qualificados.  Além disso, a UFSBA, como centro de conhecimento científico e intelectual, deverá exercer grande influência no desenvolvimento da educação, ciência e cultura das comunidades compostas por 48 municípios, num de raio de extensão de 40.384 km2, que abrigam uma população de 1.520.037 habitantes da costa meridional do Estado da Bahia. 
Assim que começar a funcionar, no segundo semestre de 2014, a UFSBA oferecerá trinta e seis cursos. Quando chegar à sua plena implantação, prevista para o ano de 2020, gerará 10.800 novas vagas, somando-se todos os níveis de ensino superior: 12 Bacharelados Interdisciplinares (BI) em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 Licenciaturas Interdisciplinares (LI) em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena (CPL), 10 Residências, 19 Mestrados e 9 doutorados. Além disso, Cursos Superiores Tecnológicos (CST) e Cursos de Formação Seqüencial Universitária (CFSU) serão oferecidos em parceria com IBFBA, IFBaiano, SEBRAE e outros órgãos do Sistema S que atuam na região. 
Ingresso 
O ingresso à nova universidade se dará através dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), diretamente, por meio de seleção geral via ENEM/SISu, ou através da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte da Região Sul, mediante convênio com a SEC. Para acesso à Rede CUNI, o ENEM será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio nos municípios. De acordo com os idealizadores do projeto da UFSBA, a Rede CUNI constitui a principal inovação curricular proposta, pois contará com avaliação presencial e atividades meta-presenciais via equipamentos de teleducação de última geração, conectados à rede digital de alta velocidade que a Universidade implantará no seu território de abrangência. 
Para atender à demanda, todos os cursos da UFSBA serão ministrados com o auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, a fim de garantir educação de qualidade em todos os níveis de formação. Com esse objetivo, serão criados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com tecnologias de interface digital (games, sites, blogs, redes sociais, dispositivos multimídia) e instrumentos interativos de comunicação, por meio de redes digitais ligadas em tempo real, que permitem superar o ambiente escolar tradicional mediante hiperconectividade, espaços didáticos não-físicos e situações metapresenciais. 
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: