terça-feira, 2 de outubro de 2007

Carta aberta ao povo de Guanambi

Prezados(as) senhores e senhoras,

Nós somos da REG, que para quem não sabe, é a Residência dos Estudantes de Guanambi, situada em Salvador. Viemos através dessas linhas mostrar a você cidadão o que se passa na residência, que afinal de contas, é bancada pelo seu dinheiro através da prefeitura. E pedir a sua atenção para a importância de se possuir uma residência própria em vez de continuar pagando aluguel.

Primeiro é preciso situar o leitor: depois de mais de 2 anos de lutas, a Prefeitura de Guanambi enfim reconheceu a importância da REG para o estudante pobre que partia em busca de uma melhor educação na capital. Pois é exatamente essa a função da residência estudantil: abrigar na capital estudantes que não possuem condições materiais de se sustentarem. A Prefeitura enfim corrigiu uma injustiça e voltou a pagar o aluguel da REG, após exatos 29 meses e 5 dias sem fazê-lo.

A atual Residência dos Estudantes de Guanambi conta com 11 pessoas: 6 fazem cursinho pré-vestibular e os outros 5 fazem UFBA, divididos em cursos como Engenharia Civil, Engenharia Química, Jornalismo e Odontologia. A atual residência é pequena e só há espaço para mais 2 pessoas. O ideal seria uma casa maior, própria, em nome dos estudantes de Guanambi e que oferecesse uma melhor estrutura em favor do estudante carente guanambiense em Salvador.

Nossa constatação é de que Guanambi necessita de uma residência própria na capital do estado e vamos citar algumas razões:

1° - Guanambi possui centenas de pessoas que saem do ensino médio (2° grau) e não continuam seus estudos por falta de maiores oportunidades na cidade. A REG estruturada seria um caminho para esse estudante.

2° - Guanambi não é cidade universitária, como dizem. Existe a UNEB com apenas 4 cursos e uma faculdade particular, que como o próprio nome já diz, é privada, e portanto, distante da realidade do estudante pobre.

3° - Mesmo com a vinda de uma universidade pública para Guanambi, como é o caso da UNIVASF, ela não irá atender aos anseios da maioria dos estudantes da cidade. Ela atenderá a toda uma região além de contar com poucos cursos, isso se vier a ser implantada. A REG é só de Guanambi

.4° - Outros municípios possuem Residência própria em Salvador. São alguns deles: Macaúbas, Itapetinga, Xique-xique, Boquira etc. Contamos com você cidadão para fazer coro ao nosso lado e pedir ao poder público municipal que olhe por essa questão. Forte abraço,

R.E.G. – Residência dos Estudantes de Guanambi
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: