segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O silêncio dos culpados

Não causa impacto a ninguém saber que uma cidade situada nas entranhas do Polígono das Secas sofre com a escassez de água. Quem conhece atesta que de agosto a outubro na região de Guanambi, sertão da Bahia, é período de seca rigorosa. Até aí, nenhuma novidade.

O choque só ocorre quando o cidadão tem em mãos o principal periódico do Norte-Nordeste e em sua capa vem estampada a imagem da Barragem de Ceraíma, responsável pelo abastecimento de Guanambi, Pindaí e Candiba, em visível estado de agonia.

Técnicos apontam, segundo a reportagem do Jornal A Tarde deste sábado dia 27 de outubro, que a barragem (distante da sede do município de Guanambi cerca de 15 Km) conta com menos de 20% de sua capacidade, o que afeta diretamente mais de 100 mil pessoas. Chuvas esperadas para o mês de outubro não vieram, e o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf, Péricles Carvalho, resolveu culpar a população: “o colapso não está descartado e isso pode ocorrer antes do previsto se a população não se conscientizar sobre a economia de água”, teria dito Péricles, segundo A Tarde.

E aqui cabem duas perguntas elementares: será que é a população quem tem o controle da barragem? O município já encampou algum programa de conscientização em massa da população sobre os males do desperdício? A resposta para essas perguntas é não, e não é preciso ser nenhum gênio para sabê-la.

Diante dessa situação que pode vir a se agravar ainda mais, devemos nos debruçar sobre as seguintes questões: porque não houve um planejamento sério para que o problema não chegasse a esse ponto? Porque a mídia local não noticiou nada a respeito, sendo que foi preciso que um jornal da capital registrasse? Porque não criar uma secretaria de recursos hídricos no município?

É hora da caça às bruxas, da busca aos verdadeiros culpados. A população pobre, a que mais é afetada, não pode ser responsabilizada.

E não adianta culpar São Pedro. A situação pode ser revertida desde que haja esforços conjuntos entre população e poder público. E principalmente por parte do povo, já que os detentores do poder deram amostras de ineficiência crônica.

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: