terça-feira, 13 de novembro de 2007

CHE DEVOLVE A VISÃO A SEU ASSASSINO


Todos os que me conhecem de perto que não sou grande fã do regime cubano em geral, ou do Che Guevara em particular. Mas, como jornalista, tenho de dar uma notícia que passou batida durante os quarenta anos da morte do Che, lembramos o mês passado tanto por inimigos como simpatizantes.

Acontece que em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o filho do idoso cidadão Mario Terán procurou o jornal El Deber, para pedir que fosse publicada uma nota de agradecimento aos médicos cubanos enviados á região dentro do acordo de cooperação entre os governantes boliviano e de cuba. Eles haviam operado Mario Terán de catarata, e lhe devolvido a visão Terán estava cego havia tempo e não tinha recursos para fazer a operação. O relato é do jornal Héctor Arturo, do jornal Granma de Havana.

Ora, Mario Terán é o suboficial que matou Che Guevara há quarenta anos, na escola da cidadezinha de La Higuera, na Bolívia Diz Arturo: “Ao receber a ordem de seus chefes, Terán teve de recorrer ao álcool para se encher de coragem e poder cumprir a ordem. Ele mesmo contou depois á imprensa que tremia como uma folha diante daquele homem a que, naquele momento, viu como ‘grande, muito grande, enorme’. Che, ferido e desarmado, sentado ao chão de terra da humilde escolinha, observou que Terán estava vacilante e temeroso, e teve toda a coragem que faltava a seu assassino para abrir a rasgada camisa verde-oliva, descobrir o peito e gritar: ‘Não tremas mais e dispara aqui, que vais matar um homem’. O suboficial Mario Terán, cumprido as ordens dos generais René Barrientos e Alfredo Ovando, da Casa Branca e da CIA, disparou”.

E continua o jornalista: “Mario Terán, agora, não teve de pagar um único centavo por te sido operado de catarata por médicos cubanos num hospital doado por Cuba e inaugurado pelo presidente Evo Morales em Santa Cruz”. Ou seja, quarenta anos depois, o Che devolve a visão a seu assassino.


Renato Pompeu (Caros Amigos, ano XI, número 128, novembro de 2007)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: