quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Manifestação foi registrada pela imprensa

A TARDE, terça-feira, 30/10/2007

GUANAMBI X LEÔNICO
Torcedores protestam em frente à FBF

AURÉLIO LIMA
alima@grupoatarde.com.br

As escadas do Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves, foram lavadas, ontem pela manhã, por torcedores do Guanambi, em protesto pelo resultado do Campeonato Baiano da Segunda Divisão ter ido parar no Tribunal de Justiça Desportiva. O pivô continua sendo a anulação do jogo Guanambi 10 a 0 Leônico, dia 23 de setembro, que foi parar no TJD, após o Galícia entrar com pedido de anulação.

O TJD decidiu, por 4 votos a 2, por nova partida, remarcada para domingo. O time tinha tanta certeza de que o Leônico não compareceria que disputou amistoso no mesmo horário. Deu 2 a 0 no time Licínio de Almeida. Ao mesmo tempo venceu o Leônico pelo placar simbólico de 1 a 0, o W.O.

Para quem dependia de 10 gols de diferença, o Guanambi acabou no prejuízo e o Galícia classificado à final do campeonato, para revolta do torcedor do sudoeste. “Nós viemos lavar a cara da Federação por prejudicar o futebol do interior e sempre beneficiar os times da capital”, falou Wanderson Pimenta, 21 anos, em nome do grupo de 25 estudantes de Guanambi, residentes em Salvador. Ele é estudante de Comunicação Social.

“TAPETÃO”- Após usar vassoura e água para o serviço, eles exibiram cartazes e gritaram palavras de ordem cobrando a decisão entre Guanambi e Leônico para dentro do campo e não no TJD. “Tapetão, não!, Olê, olê , olê, Guanambi”, gritaram em coro os estudantes-torcedores.

Acabaram obrigados a deixar a escadaria ao ser informados pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana de Futebol, Wilson Paim, de que a polícia estava a caminho. “A FBF fez sua parte, programando um novo jogo”, repetia Paim, defendendo a entidade e como resposta aos estudantes.

Os PMs não prescisaram intervir, uma vez que o grupo se posicionou em frente à estátua de Castro Alves, onde colaram bolas de assoprar nas cores azul, branca e vermelha do time do sudoeste baiano e, em seguida promoveram o apitaço.

CANETADA – “Nós pedimos para eles desocuparem as escadas porque aqui funcionam várias federações e os funcionários precisam ter acesso ao prédio”, justificou Paim, representando a FBF, que ficou irritado com o fato de os estudantes estarem tirando fotos dele.

Contornado o problema, o grupo voltou a gritar palavras de ordem e críticas à decisão do TJD e da FBF. “Esse resultado não é legítimo. Decidiram na canetada. Futebol é para ser decidido em campo”, reclamou José Afonso, 21 anos, estudante de Engenharia Civil.

O Guanambi recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com recurso de decisão de impugnação, pedindo para que o resultado de 10 a 0 seja confirmado. Segundo Roberto Araújo, secretário do TJD, antes de seguir para o Rio de Janeiro, sede do STJD, o processo cumprirá tramite em Salvador. “Vai para a Procuradoria do TJD e, no dia 5 de novembro, para o Rio de Janeiro”, explicou.

Fonte: Jornal a tarde.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: