quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Bispo comemora liminar suspendendo obras no São Francisco


O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, recebeu "com alegria" a notícia de que o Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília (DF) concedeu liminar suspendendo as obras de transposição do Rio São Francisco.A greve de fome de Cappio entra nesta Terça-feira no 15.º dia. "A liminar aponta para um final feliz", comenta o religioso, que está hospedado na Capela de São Francisco, em Sobradinho (BA), 554 quilômetros a noroeste de Salvador.


Apesar disso, o bispo garante que o jejum continua até que as tropas do Exército que tocam as obras, nos municípios de Cabrobó e Alta Floresta, em Pernambuco, sejam definitivamente retiradas dos canteiros, informa o site G1. Ato ecumênico realizado neste Domingo em Sobradinho, na Bahia, marcou o 13º dia de greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio. É a segunda vez em dois anos que o bispo deixa de se alimentar em protesto contra a transposição do rio São Francisco.A greve de fome anterior do bispo, que tem 61 anos, foi interrompida após 11 dias, após acordo com o governo.


O ato realizado no Domingo teve a participação de movimentos sociais.Os manifestantes são contra a transposição do Rio São Francisco porque acreditam que o projeto causará danos ambientais irreversíveis, além de beneficiar apenas a população com maior poder aquisitivo. O medo é de que ribeirinhos e cidadãos que dependem do rio para a sobrevivência percam sua fonte de renda.O Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional pode atingir cerca de 12 milhões de habitantes da região mais árida do Brasil.


As obras dos primeiros trechos começaram em junho deste ano e estão sendo executadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército.A greve de fome ganhou apoio também da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou nota em que, assim como o religioso, defende uma discussão maior sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral da entidade, dom Dimas Lara Barbosa, serão recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta Quarta-feira, às 9h, no Palácio do Planalto. A audiência foi confirmada no começo da tarde desta Terça-feira pela entidade.


O encontro foi solicitado para discutir a manifestação do bispo de Barra contra a transposição do Rio São Francisco. Depois da audiência com o presidente, dom Geraldo Lyrio e dom Dimas Lara darão entrevista coletiva na sede da CNBB em Brasília.Dom Cappio afirmou se inspirar na resistência pacífica do líder indiano Mahatma Gandhi, contra a ocupação inglesa em seu país, em 1932. Moradores e padres da diocesse de Barra, onde o frei mora e exerce liderança, vem visitando frei Luiz desde o final da semana passada.


Fonte: G1
P.S.:O governo Lula em sua intransigência e insensatez deve ser responsabilizado diretamente caso algo de grave ocorra com o Dom Luiz Cappio, Bispo de Barra (BA). Estamos atentos!
Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: