quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

QUEM SÃO OS VERDADEIROS ANTIDEMOCRÁTICOS?



O Governador da Bahia, Jaques Wagner, disse ontem ao jornal A Tarde que o bispo de Barra dom Luiz Cappio, que faz greve de fome há 17 dias contra a transposição do Rio São Francisco não está seguindo às regras democráticas, além de não convencer o executivo, legislativo e o judiciário. Aí eu pergunto: e o governo Lula está respeitando as regras da democracia? Será que o governador da Bahia tem o costume de ler jornal e de saber como está o contexto atual do país? Pelo visto não! Pois, foi decidido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) que as obras teriam que ser paralisadas, portanto, o governo Lula que não está seguindo as regras democráticas. No ano de 2003 e 2005 foram realizadas Conferências Nacionais de Meio Ambiente, as quais têm caráter deliberativo, ou seja, as decisões tomadas devem ser acatadas. Nessas conferências foi decidida a não-realização da transposição das águas do Rio São Francisco. Portanto, mais uma vez o Governo Federal viola uma norma democrática.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco decidiu em 2004 que a transposição só seria aprovada se fosse única e exclusivamente para consumo humano e animal, o que não caracteriza o atual projeto. Cerca de 70% do volume de água serão destinados ao agronegócio, 26% para o consumo urbano industrial e apenas 4% para o consumo humano, além disso, uma quantia a mais será cobrada do bolso dos nordestinos, afirma dom Luiz Cappio. Sendo assim, a argumentação que o projeto é para beneficiar os nordestinos da seca é falso, pois na verdade fortalecerá os grandes exportadores.

Acredito eu, que fica explícito aqui um paradoxo do Governo Federal e estadual (BA) quando dizem que o bispo está sendo antidemocrático, na verdade quem está sendo antidemocrático são eles, pois não acataram decisões do judiciário, nem das Conferências de Meio Ambiente e muito menos ouviram as reivindicações populares. Os nossos representantes deveriam ter conhecimento de causa antes de ir à mídia, pois falar mentira em um meio de comunicação chega a ser ridículo do ponto de vista ético e moral.

Edmilson Nascimento Júnior (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: