quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

País vai facilitar validação de diplomas cubanos de medicina


O Brasil acaba de assinar termo com o governo cubano para facilitar a validação de diplomas de medicina de estudantes brasileiros que se formam em Cuba. O texto complementa acordo firmado pelos dois governos em 2006.

Os dois textos ainda têm que ser aprovados pelo Congresso. O acordo beneficia brasileiros formados pela Elam (Escola Latino-Americana de Medicina), que seleciona integrantes de movimentos sociais e partidos políticos.

Após se formarem, teriam um processo de validação de diplomas diferenciado em relação aos alunos, brasileiros ou não, que concluem a graduação fora do país. Uma das vantagens é a possibilidade de brasileiros que estudaram na Elam complementarem seu currículo para se adequar às diretrizes educacionais dentro do Brasil, e não em sua universidade de origem, como ocorre no caso das outras instituições no exterior.

Ao todo, 150 brasileiros já passaram pela Escola Latino-Americana de Ciências Médicas. Outros mil se formarão na instituição cubana até 2010. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, em setembro de 2007, a validação dos diplomas de estudantes de medicina formados em Cuba.
O reconhecimento deverá ser automático, a menos que falte alguma disciplina curricular exigida pelo Brasil. A proposta precisa ser aprovada por outras comissões e pelo Plenário da Casa. Depois, segue para o Senado.
Fonte: Portal Ufba.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: