terça-feira, 15 de abril de 2008

O PRAZER DA LEITURA


O prazer da leitura, para mim, está não naquilo que leio, mas naquilo que faço com aquilo que leio. Ler, só ler, é parar de pensar. É pensar os pensamentos de outro. E quem fica o tempo todo pensando o pensamento de outros acaba desaprendendo a pensar seus próprios pensamentos. (...)
Pensar não é ter as informações. É dançar com o pensamento, apoiando os pés no texto lido: é isso que me dá prazer. Suspeito que a leitura meticulosa e detalhada das informações tenha, freqüentemente, a função psicológica de tornar desnecessário o pensamento. Quem não sabe dançar corre sempre o perigo de escorregar e cair... Assim, ao se entupir de noticias, o leitor se livra do trabalho de pensar.
(...)
Os órgãos de imprensa têm de contribuir para a educação do povo. Mas educar não é informar. Educar é ensinar a pensar. Os jornais ensinam a pensar? (...) Será que a leitura dos jornais nos torna estúpidos?
Rubem Alves

As pessoas precisam buscar a filtragem da mídia, tentando assim não se manipular pelas notícias dos jornais e/ou revistas, ter mais senso crítico e refletir as informações que lêem tentando colocar em prática algo de bom no seu dia-a-dia tentando também não ser somente mais um no planeta.
Danyllo Pereira Souza (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: