sábado, 3 de maio de 2008


O coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Natalino Dantas, em uma entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo teria atribuído a nota obtida pelos alunos no Enade ao baixo QI dos estudantes baianos e acrescentou: "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda, se tivesse mais, não conseguiria".
No Sec. XIX, na Alemanha, surgiu um pensamento geográfico chamado Determinismo Geográfico. Este pensamento foi desenvolvido por Frederich Ratzel e dizia que as condições ambientais são capazes de influenciar o desenvolvimento intelectual e cultural dos indivíduos. Ratzel dizia que as pessoas de países temperados seriam mais desenvolvidas intelectualmente que as pessoas dos países do sul. Este pensamento de Ratzel reforça a idéia de supremacia de raça, o qual influenciou Adolf Hitler no nazismo.
Na minha concepção, esta declaração do coordenador é muito superficial, uma vez que a nota baixa no Enade não é sinônimo de inferioridade intelectual, pois a maioria dos alunos da UFBA, simplesmente boicotam o Enade, ou seja, não fazem a prova em protesto a esta avaliação que não tem nenhum fundamento pedagógico de acordo com a pedagogia de Paulo Freire.
O Coordenador poderia ter feito uma análise mais profunda: poderia ter salientado que enquanto os alunos do sudeste e sul se dedicam quase todo o tempo aos estudos, nós aqui da Bahia, precisamos por muitas vezes trabalhar para podermos ter condições de estudar, pois a assistência estudantil da nossa UFBA chaga a ser vergonhosa, se é que existe.
Poderia ter falado da falta de estrutura técnico-científica da nossa faculdade, pois enquanto os alunos lutam por melhores condições de estudos, os coordenadores e professores lutam por melhores títulos, sem se importar com o desenvolvimento dos alunos, salvo raras exceções.
Portanto, esta declaração é vergonhosa não só para a Bahia, mas para todo o país, pois admite que um cargo de coordenação de uma Universidade Federal, seja ocupado por um sujeito que me parece preconceituoso, racista e desqualificado, pois suas análises são muito superficiais, fato este que não pode acontecer no mundo acadêmico.

Edmilson Nascimento (Júnior)
Morador da REG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: