segunda-feira, 5 de maio de 2008

Professor que menosprezou QI dos baianos pede desculpas e deixa cargo



Menos de uma semana depois de afirmar que "baianos têm QI baixo" e que "berimbau é instrumento para quem tem poucos neurônios", o coordenador de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) deixou o cargo.Em nota distribuída à imprensa no último domingo (4), Antônio Dantas, 69, pede desculpas pelas declarações.
Para justificar o mau desempenho do curso de medicina da instituição no Enade, avaliação dos cursos superiores, Dantas havia dito que os estudantes baianos tinham "déficit de inteligência" em comparação com os de outros lugares e que sofriam "contaminação" por causa do sistema de cotas.
A UFBA está na lista dos 17 cursos de medicina sob supervisão do MEC (Ministério da Educação) por mau desempenho na prova.
"Por força de um estado emocionalmente comprometido e por uma profunda tristeza, uma irritação incomum e um assomo de destempero arrastaram-me a uma manifestação inadequada, da qual expressamente me redimo", diz o texto. "Ela não reflete o que vem do meu íntimo, não traduz o meu pensamento, o que, aliás, vem sendo reconhecido e externado pelas pessoas que me conhecem."
Em alguns trechos da nota, o professor afirma que as declarações foram dadas por pressão de jornalistas - como quando disse que o berimbau, um dos símbolos da Bahia, é o "típico instrumento de quem tem poucos neurônios". "Fui incisivamente indagado por jornalistas acerca do meu gosto musical, o que certamente foi feito para criar polêmica", justifica.


Fonte: www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: