quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fidel critica Caetano Veloso por pedido de 'perdão' aos EUA sobre Guantánamo


Fidel Castro criticou o cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso por ter supostamente pedido "perdão" aos Estados Unidos por sua música "Baía de Guantánamo", o que considerou uma "prova da confusão e do engano semeados pelo imperialismo", escreveu no prefácio de um livro.


No texto "Fidel, Bolívia e algo mais", que chegou às livrarias cubanas nesta semana, o líder cubano se referiu a declarações nas quais -sem citá-lo- Caetano disse estar "100% mais" do lado dos Estados Unidos do que de Cuba em matéria de direitos humanos, apesar de criticar na música a situação na base naval de Guantánamo.


Em uma entrevista concedida ao jornal "Folha de São Paulo" em 26 de maio, Caetano disse que a violação dos direitos humanos na base naval norte-americana de Guantánamo provoca nele "mal-estar" porque são os norte-americanos "defensores das sociedades abertas".


"Se eu fosse um tipo de pessoa de esquerda, pró-Cuba, anti-Estados Unidos, não sentiria decepção alguma pelo que ocorreu nas prisões de Guantánamo", disse o artista, segundo reproduz Fidel em seu prefácio a partir das declarações publicadas no jornal.


"Em duas palavras: o músico brasileiro pediu perdão ao império por criticar as atrocidades cometidas naquela base naval em território ocupado de Cuba", ressaltou Fidel, de 81 anos, que passou a se dedicar a escrever depois de ter se afastado do governo.


Caetano Veloso, de 65 anos, anunciou que "Baía de Guantánamo" fará parte de um disco que será gravado após uma turnê pela Europa entre os meses de julho e agosto.

Fonte: Globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 2 comments

2 comentários:

Unknown disse...

Fidel Castro e Hugo Chávez, são ditadores que não merecem o nosso respeito porque eles não respeitam a liberdade de opinião.
Os EUA da América com todos os seus defeitos, pelo menos respeitam a liberdade de imprensa e opinião além de dar oportunidade para estrangeiros viverem bem em seu país.

Caetano não sou seu Fã, mas estou com você quando você diz: A considerar os EUA ou Cuba, fico com os EUA porque sabem respeitar a liberdade de opinião e imprensa.
HUGO CHÁVEZ E FIDEL : DITADORES !!!

Abraços,
Wellington Amado

Residência do Estudante de Guanambi disse...

Gostaria de saber o que o companheiro considera "ditadura"?

Liberdade de imprensa nos Estados Unidos? Faz-me rir! Somente há liberdade para a FOX, que foi quem acobertou a fraude nas eleições de 2000!

Oportunidade à estrangeiros? E o muro na divisa do México sendo construído? O que me diz?

Abraço!