quarta-feira, 18 de junho de 2008

Uma necessidade


No decorrer do tempo, a ótica dos direitos humanos vem sendo modificada para a necessidade de cada período histórico. Dizer que todos os cidadãos têm direitos iguais fica restrito apenas ná teoria , porque na pratica está bem longe de ser concretizado.


Com a abolição da escravidão, os negros passaram a ter direitos humanos, ou seja, era reconhecido como cidadãos e que tinham igualdade perante a lei. Será que há sociedade da época ficou com "pena" dos negros ou criou um instinto humanista? Ao longo dos séculos, percebe-se que negros continuam sendo escravizados e discriminados diariamente, como por exemplo: com uma remuneração inferior a do branco para o mesmo serviço. A sociedade pouco faz ou nada faz para mudar este fato, simplesmente porque a abolição não veio por um fato humanista e sim pela necessidade que a classe média tinha na época. Isso fica bem claro quando se ler o livro de Joaquim Manoel de Macedo- "As Vítimas Algoses".


Os direitos humanos são violados diariamente. Crianças são escravizadas e presos torturados. Quem assiste a um pouco de jornal já ouviu algo sobre a prisão de guatánamo, onde pessoas consideradas terroristas pelos estadunidenses são torturadas e humilhadas. Os estados brasileiros estão cheios de guatánamos espalhados como por exemplo: No Pará, que recentemente permitiu que uma mulher ficasse presa numa cela com vários homens.


Sendo assim, deve-se reconhecer que falar em direitos humanos não é apenas fazer citações bonitas que impressionam toda a sociedade. Mas sim, lutar para que todas as pessoas possam ter direitos iguais como manda a lei.


Maikon Guimarães (morador da REG).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: