terça-feira, 17 de junho de 2008

Nos bastidores


A Mulher está engajada num dos setores mas importantes do capitalismo: O trabalho. Apesar do grande índice da figura feminina no mercado de trabalho brasileiro, ela está submetida a uma baixa remuneração, e na maioria das vezes melhor qualificadado que os homens que fazem o mesmo serviço.

Com surgimento do capitalismo, o trabalho passa a ser considerado uma mercadoria. Devido ao grande avanço tecnológico, fez-se necessário o surgimento de setores da econômia para conduzir o novo meio de produção. A necessidade de uma melhoria na vida da população faz surgir oportunidades de emprego como por exemplo: empregada doméstica e serviços de educação. Mas Quem ocuparia esse cargos numa sociedade machista? Os homens? Não. Foi necessário subjulgar a figura feminina, afirmando ser inferior à figura masculina, o detentor do poder.

Hoje no Brasil, a figura da mulher é extremamente marginalizada. Recentimente o jogador da seleção brasileira KaKá foi eleito o melhor do mundo, junto com ele, Marta, jogadora da seleção brasileira feminina. Ambos têm talento e habilidade com os pés. Mas, nos bastidores, o que Marta ganha num mês, KaKá ganha numa semana. Isso demonstra como o vestígio de uma sociedade machista e patrircal ainda está impregnado na sociedade.

Portanto, se faz necessário o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho. A sociedade deve discutir sobre a atual posição feminina no mesmmo, para que possa desmistificar a atual posição de igualdade que elas têm com os homens.

Maikon Guimarães ( morador da REG ).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: