quarta-feira, 4 de junho de 2008

RELATO:CODEVASF entra na justiça solicitando desocupação do Projeto Estreito IV(ocupado pelo MST)!


Audiêcia publica, realizada no ultimo dia 30 de maio, sobre ação judicial por reintegração de posso do projeto estreito IV(Projeto da CODEVASF) ocupado desde o dia 17 de maio de 2008 pelo MST.
Chegando a sede da justiça federal em Guanambi, avenida Santos Dumont, procurei esclarecimentos sobre a audiência publica, e fui informado que já havia começado.
Como houve ampla divulgação, no radio e em carro volante pela cidade, esperava presença de cidadãos e a impresa, mas nenhum popular se atentou ou deu a devida importância ao fato. Quando entrei na sala de audiências fui recebido pelo juiz, e verifiquei que ele e a representação da CODEVASF se assustou um pouco com o interesse de um cidadão guanambiense.
Haja vista que cheguei atrasado(pois pelas informações da divulgação a audiência seria realizada na sede da CODEVASF), talvez tenha sido esse o motivo de certa surpresa.
O MST NAO TEVE NENHUM REPRESENTANTE na referida audiência.
Foram ouvidas 3 testemunhas.funcionario que trabalham na area.
A primeira um vigilante de uma empresa que presta serviços de segurança no projeto estreito. Quando perguntado ele afirmou que a área é cercada e vigiada.
O juiz perguntou se “eles” derrubaram cerca, o vigilante afirmou que sim, mas não soube afirmar com precisão quantos metros.
Quando a autoridade perguntou qual era o interesse do MST ali a testemunha afirmou que pelo que escutou: “eles querem 40 hectares de roça para plantar lá".
A segunda testemunha informou que reconheceu a presença do MST pela fixação de Bandeiras do movimento. E esclareceu que existem barracas de lonas, e que os ocupantes dormem la.
O juiz perguntou para que a CODEVASF necessita da área, e técnico agrícola respondeu: “PARA ASSENTAR AGRICULTORES” E quando perguntado sobre “o que o MST quer lá? O senhor sabe afirmar?” Respondeu de maneira clara: “TERRA”. Afirmou que o possível líder teria o nome de JESUS. E que o numero de pessoas na área ocupada havia aumentado desde o inicio da chegada do movimento lá. Após mostrado o mapa da região, apontando a área ocupada, Houve uma conversa sobre a questão, e pelo que conseguir perceber, a CODEVASF que já assentou agricultores nos outros 3 projetos, estreito I, II e III, ainda não fez isso no Projeto estreito IV(área ocupada) pela necessidade de uma barragem, que ainda não foi construída. O advogado da empresa em questão comentou que seria difícil angariar recursos para uma licitação da obra, concluído que é difícil solucionar o problema. Como o MST(réu na ação) não foi ouvido, o juiz optou pela seguinte posição “EU NÃO VOU DESLOCAR A POLICIA FEDERAL! VAMOS VER A POSIÇÃO DELES!” MAS AINDA FEZ O SEGUINTE COMENTARIO “AREA CERCADA, PARADA E COM ÁGUA NESSA REGIÃO SECA...”[pelo que parece o juiz tem total compreensão da situação]... Nesse caso é fácil entender o motivo da ocupação.
O juiz federal ainda concluiu dizendo que “SE ASSENTASSEM A TODOS ACABARIA AS INVASÕES”.O mesmo solicitou que após publicação do edital de resolução no diário oficial, a Codevasf fixasse em local visível, pedindo a reintegração de posse, e disse que acredita que possa se resolver a questão de maneira pacifica. Aguardando assim a posição do MST.

Thiago Teixeira(amigo da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

1 comentários:

Residência do Estudante de Guanambi disse...

Após meu comentário no Farol da cidade...
vamos ver se Fernando Alves responde!
(Thiago Teixeira)