quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Desempenho medíocre


Invertendo a lógica que impera na educação básica, apenas 0,8% das faculdades cujos alunos participaram, em novembro de 2007, do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) atingiram a nota máxima em uma escala de um a cinco. Todas as 25 faculdades com alunos mais bem pontuados são públicas, confirmando os resultados anteriores do mesmo exame, que não conta com a participação das duas mais respeitadas universidades do País, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambas discordam da metodologia e seus alunos vêm boicotando o exame, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004.


Na outra ponta do bloco, um grosso contingente de 22,5% das 3.239 instituições avaliadas pelo Enade tiveram desempenho medíocre, com o resultado obtido por seus alunos não superando a nota mínima. Nesta quarta edição do Enade foram avaliados cursos de 16 áreas do conhecimento: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.


Raio X do ensino superior

O Enade avalia estudantes ingressantes nos cursos e também aqueles que estão às vésperas de se formar. O exame foi criado como um dos pilares de uma complexa arquitetura de avaliação destinada a criar parâmetros comparáveis de desempenho entre cursos superiores. O novo sistema, chamado de Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ainda se encontra em fase de construção. Nesta quarta-feira, 6/8, juntamente com os resultados do Enade, foi anunciada a criação de outro componente basilar do Sinaes, o Conceito Preliminar de Cursos de Graduação.


A idéia do novo conceito é combinar os resultados obtidos pelos alunos no Enade com o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede o conhecimento que o curso agregou aos seus freqüentadores ao comparar alunos ingressantes e concluintes em uma mesma avaliação. Os dois desempenhos estudantis serão analisados conjuntamente com três variáveis, de responsabilidade das faculdades e universidades: a infra-estrutura, a qualificação do corpo docente e o projeto político-pedagógico da instituição.


O “pacote” do Sinaes estará completo com outro conceito preliminar, que avaliará a instituição, e não apenas um curso. Ao fim de todo esse esforço avaliativo, espera-se que o Sinaes ofereça instrumentos que permitam, por exemplo, o fechamento de cursos com desempenhos sofríveis.


Fonte: Carta Capital
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

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