segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aos defensores do coronelismo!


Estão dizendo por aí que Guanambi vive no século 21, que é a melhor cidade da região, que tem o melhor prefeito que é o melhor "gestor" da história da humanidade, que Guanambi tem o melhor asfalto, a melhor rua, o melhor saneamento básico, a melhor cultura, a melhor educação da Bahia, as melhores praças, enfim, tem gente falando e escrevendo muito, mas pensando pouco.

É preciso refletir sobre questões cruciais como democracia, participação social, educação emancipadora, efetivação de políticas públicas para o CIDADÃO, valorização da cultura local, saúde, emprego, distribuição de renda, melhoria das condições de vida dos agricultores, dos empregados da construção civil, dos professores, dos trabalhadores pobres em geral, dos jovens dos bairros pobres e da zona rural, ou seja, não podemos acreditar no suposto "progresso", na suposta "ordem" e na tão falada "voz de comando" sem que ela passe pela verdadeira inclusão social.

Devemos nos perguntar: Guanambi hoje tem mais emprego do que antes? A população melhorou de vida nos últimos anos? A população tem recebido educação e saúde de qualidade nos últimos tempos? Diminuiu a violência? Reduziu o analfabetismo funcional? Preocupou-se em incluir nas políticas públicas a população carente do município?

Para essas perguntas eu tenho as minhas próprias respostas. Formule você também a sua e não fique somente repetindo o que ouviu na TV, na rádio "tal", no bar de fulano, no escritório de beltrano etc. Nem sempre a verdadeira resposta é aquela bradada por quem tem mais dinheiro, mais poder e mais diplomas.

Liberdade de opinião, de informação e verdadeira emancipação político-cultural já!

"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence"
Che


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: