sexta-feira, 13 de março de 2009

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O que é educação de qualidade?

Um consulta eletrônica feita por meio do site da Campanha, entre 17 de março e 30 de abril, revelou o que os participantes consideram uma educação de qualidade e quais são os principais desafios para alcançá-la.

Para 24% dos respondentes, “formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres” seria o objetivo mais importante de uma educação básica de boa qualidade. Em seguida, com 20%, vem “ensinar adequadamente as matérias previstas no currículo em cada série/ano escolar”, e “assegurar a todas as crianças e jovens igualdade de oportunidades em sua formação escolar”, com 19%.

O número excessivo de alunos nas salas de aula, instalações insuficientes, pais distantes, currículo inadequado, profissão desprestigiada e baixos salários – sendo este último o mais alto (67%) – foram apontados como os principais problemas da educação básica.

Os dados obtidos com a Consulta refletem apenas a opinião dos participantes e não podem ser generalizados como representativos do total da população do país, nem comparados com outras pesquisas. A Consulta foi desenvolvida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e o NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), programa do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa.

Quanto custa a educação de qualidade?


O lançamento do livro Custo Aluno x Qualidade foi um dos pontos altos da Semana de Ação Mundial. A publicação de fruto de seis anos de pesquisa com profissionais da área e integrantes da Campanha Nacional. Para que a educação no Brasil atinja um patamar mínimo de qualidade, é preciso dobrar o investimento por aluno ao ano, segundo mostra a pesquisa.

“A metodologia e os parâmetros construídos pela Campanha podem ser utilizados para reivindicar mais recursos e justificar uma ampliação do percentual do PIB destinado à educação”, explica Avanildo Duque, da ActionAid.

http://www.actionaid.org.br/Default.aspx?tabid=803


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