segunda-feira, 23 de março de 2009

Operação de retirada dos não índios deve ser definida na próxima quarta


Na ocasião, Ayres Britto, ministro do Supremo, se reúne com Tarso Genro.Por dez votos a um, o STF confirmou a demarcação contínua de reserva.

O ministro Carlos Ayres Britto, relator do processo da Raposa Serra do Sol no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (20) que deverá definir a data de retirada dos não índios da reserva indígena na próxima quarta-feira (25). Nesse dia, ele se reunirá com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jirair Aram Meguerian.

Os três vão tratar da operação de retirada dos plantadores de arroz e de todos os outros não índios que habitam a reserva, localizada em Roraima.

O STF concluiu na quinta (19), por dez votos a um, o julgamento que definiu a demarcação contínua da reserva e determinou a imediata expulsão dos não índios. No encontro, Tarso Genro deve apresentar um levantamento detalhado sobre ocupação da Raposa Serra do Sol pelos não índios.

O presidente do TRF também vai participar da reunião, pois o Supremo definiu que ficará a cargo do órgão o cumprimento da ordem de desocupação da reserva. Caberá ao TRF fiscalizar a atividade da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança.

Logo após o término do julgamento na quinta, Ayres Britto havia anunciado que deveria definir o prazo da “operacionalização” de retirada ainda nesta sexta, mas a previsão ficou comprometida, uma vez que o ministro da Justiça alegou que não teria condições de entregar o levantamento nesta semana.

Fonte:www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: