quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bahia Mineração: repúdio!





Foi realizada no auditório do Colégio Modelo de Guanambi, na terça-feira, dia 28/07, a primeira das quatro audiências públicas programadas para a região Sudoeste da Bahia, promovidas pelo IMA - Instituto do Meio Ambiente, para debater o licenciamento para a atuação da Bahia Mineração na região de Caetité e Pindaí, atividade que trará impactos também aos municípios circunvizinhos.

BAMIN

A Bahia Mineração(BAMIN), empresa nacional mas de capital privado e externo (Índia e Cazaquistão), caso obtenha a licença almejada irá explorar o minério de ferro existente na região de Brejinho das Ametistas(Caetité) e Guirapá(Pindaí), durante cerca de 15 anos. A produção estimada gira em torno de 15 milhões de toneladas/ano que serão escoadas pela Ferrovia Oeste-Leste, empreendimento do Governo Federal que na Bahia interligará Luiz Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, ao Porto da Tulha em Ilhéus, passando por Caetité, Tanhaçu e Jequié.

A audiência

A audiência teve início com a apresentação de um vídeo propagandístico da empresa que demostram supostos serviços prestados pela BAMIN à comunidade. Em seguida, empresas que realizaram o estudo de impacto apresentaram análises amplamente favoráveis ao empreendimento.

Repúdio!

Após as consideraçãoes da BAMIN, abriram-se as inscrições para a participação da plenária. Uma verdadeira avalanche de intervenções foram realizadas. O discurso dos manifestantes foram no sentido de repudiar a mineração e desmascarar supostos benefícios trazidos pela empresa.

Resta saber se a BAMIN irá estabelecer seu empreensimento nesta região mesmo considerando a rejeição de ampla parcela da população local, com exceção, é claro, dos bajuladores de sempre. Os movimentos sociais estarão atentos a todos os passos, tanto da BAMIN, quanto de seus lacaios.

Vamos à luta!

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: