sábado, 5 de dezembro de 2009

Depoimento emocionante do jornalista Ari Donato em favor da REG


Em email encaminhado à REG nesta sexta, o jornalista do "A Tarde", Ari Donato, enaltece a luta dos estudantes de Guanambi. As palavras do escritor guanambiense, radicado em Salvador, emocionou a todos nós. Agradecemos Ari pelo depoimento, e reiteramos, que estamos cumprindo com toda certeza, o papel que o povo de Guanambi espera de nós!

Casa Própria para a REG: nossa vitória, vitória do povo!

Veja abaixo:




Meus caros companheiros

Na segunda metade da década de 1970 participei da luta dos estudantes de Guanambi, de criação do Centro Estudantil de Guanambi (CEG) e da Residência dos Estudantes de Guanambi (REG). Um período de tempos difíceis, basta focar a história política deste País, mas nem por isso aqueles jovens idealistas, sonhadores, desistiram da empreitada.

Sou um dos beneficiários dos frutos dessa luta: humanização, formação cultural e política, cidadania, reconhecimento do valor da democracia e, mais especificamente, amor a Guanambi. Esses valores e outros, que conheci com o CEG e a REG, muito contribuíram para a minha formação.

Dezenas de guanambienses, homens e mulheres, formados nesta mesma hoste, sejam médicos, advogados, engenheiros, comerciantes, empresários ou profissionais outros, depois de se beneficiarem com a REG, agora repassam à população serviços benéficos à comunidade.

Posso testemunhar: CEG e REG deram visibilidade a Guanambi e aos estudantes em tempos tenebrosos.

Quem quer, agora, escurecer isso?

Por experiência, sei que a reação à liberdade e aos direitos democráticos, como ocorreu naqueles sinistros tempos, chega das mais diversas formas e se manifesta pelos mais diversos meios.

Escrevi minhas primeiras matérias para o jornal A TARDE, à mão, no início de 1978, de um dos quartos da REG, em Salvador. Testemunho a seriedade do trabalho dos companheiros da REG, que prosseguiu anos depois, e reafirmo meu apoio a todos eles.

Ari Donato - Jornalista
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: