sexta-feira, 29 de maio de 2009

Energia:Brasil convidará petrolíferas a disputar concessões do pré-sal


O Brasil convidará a partir do próximo ano as companhias petrolíferas internacionais a disputar os direitos de exploração das jazidas do pré-sal, disse ao jornal Financial Times o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
O Brasil suspendeu a venda de concessões no setor "off-shore" dessas jazidas, que, segundo executivos da indústria petrolífera, podem ser tão importantes como as do Mar do Norte.
Lobão reconheceu ao "FT" que o Brasil não poderia assumir sozinho a tarefa de explorar essas reservas. "Certamente teremos leilões no ano que vem, o que significa que as companhias petrolíferas podem começar a preparar suas reservas financeiras", disse o ministro.
Analistas do setor expressaram surpresa por esse anúncio, já que acreditam que o debate legislativo pode ser muito mais difícil que o governo federal parece esperar.
O Brasil vendeu várias concessões nessas jazidas pré-sal antes de seu potencial ser revelado, e prometeu que não modificará os contratos assinados então.
A Petrobras e seus parceiros Exxonmobil, BG, Galp, Repson e Dutch Shell têm trabalho para vários anos na exploração dessas concessões, explica o Financial Times.
Muitos analistas do setor acreditavam que o governo não teria pressa em elaborar a nova legislação, que será polêmica e dificilmente passará o trâmite do Congresso antes de 2010, que é ano eleitoral.
Lobão disse ser favorável a condições restritivas para as novas companhias que se somem ao projeto, e defendeu também uma nova empresa totalmente sob o controle do Governo, que se encarregaria de supervisioná-las.

fonte:www.terra.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Greve por tempo indeterminado dos professores da rede municipal de Guanambi


A partir de hoje (27), os alunos das escolas municipais de Guanambi vão ficar sem aulas. A greve por tempo indeterminado faz parte da campanha salarial dos professores. A categoria quer reajuste de 19,2% para os professores e 13,5% para os servidores municipais. O SISPUMUR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região) reivindica do Prefeito Municipal Nilo Coelho a abertura da mesa de negociação com a categoria. Os professores decidiram em assembléia geral na Câmara de Vereadores pela realização de um acampamento de mobilização na área do Centro Administrativo.

Blog do Latinha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

Minc ataca bancada ruralista em ato de agricultores familiares

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fez duras críticas nesta quarta-feira a parlamentares da chamada bancada ruralista no Congresso. Minc chegou a chamar os representantes dos médios e grandes produtores de vigaristas e afirmou que é preciso uma aliança entre agricultores familiares e ambientalistas. A declaração foi feira durante discurso, na Esplanada dos Ministérios, em ato que reuniu cerca de quatro mil pessoas ligadas à Confederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag).

- Não podemos criminalizar a agricultura familar. Hoje em dia quem ameaça os nossos grandes biomas é o latifúndio, é quem tem 100 mil, 200 mil hectares. Monocultura, queimada, agrotóxico, acaba com o cerrado, acaba com a caatinga, acaba com o que restou da Mata Atlântica. Nós temos que ter uma mão pesada com os grandes desmatadores e ter um olhar de solidariedade com quem tem menos meios, menos terra e produz 70% dos alimentos que vão para a mesa do trabalhador brasileiro - afirmou Minc.

Minc afirmou que tem uma "ligação histórica" com a reforma agrária.

- A boa aliança é com o meio ambiente, com a preservação. Os ruralistas encolheram o rabinho de capeta e agora fingem defender a agricultura familiar. É conversa para boi dormir. Não se deixem enganar. Não é a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) que fala em nome da agricultura familiar, é a Contag e outros movimentos sociais - afirmou.

Os agricultores familiares cobram do governo federal uma pauta de reivindicações com mais de 260 itens que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado. Um dos pontos mais importantes é o aumento das áreas destinadas à reforma agrária e a agilidade na liberação de verbas para as cidades atingidas pelas enchentes no Norte e no Nordeste e pela seca no Sul do país. Eles também pedem mais crédito para a produção de uma política de preços que garanta renda ao produtor.

(Com informações de Agência Brasil e CBN)

MST
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Estudantes suspendem ocupação em campi da UNEB

Juscelino Souza- Sucursal de Vitória da Conquista

Os estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) suspenderam nesta quarta-feira, 27, a ocupação no setor administrativo dos campi de Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa, no sudoeste do Estado. O local foi ocupado por 73 dias em protesto contra a falta de professores.
Ficou acertado que o Projeto de Lei que autoriza a realização de concurso para provimento de vagas para docentes das estaduais será concluído pela Secretaria de Educação e encaminhado à Assembléia Legislativa. Antes disso, os representantes dos estudantes farão vistas ao documento.

“Não temos data, mas acreditamos na aprovação em caráter de urgência”, assinalou o representante dos estudantes do Campus 17 (Lapa), Marcelo Souza. Como resultado da mobilização dos três campi, os estudantes conseguiram alterar o orçamento estadual para a educação com a inclusão de R$ 10 milhões.

“Além da Uneb, esses recursos vão contemplar as demais estaduais (Uesb, Uefs e Uesc), suprindo as vagas que estavam ociosas por conta de professores aposentados ou falecidos”, continuou.

Como só faltavam duas semanas para o fechamento do semestre letivo 2008.2, a ocupação, iniciada em 16 de março, não deve inviabilizar as atividades anteriores e os dias parados serão compensados a partir de 1º de junho.

Para tanto, a Pró-reitoria de Graduação deverá elaborar um calendário especial, convocar professores e comunicar os estudantes aprovados em vestibular para a realização das matrículas. Os representantes do Movimento Estudantil Alto Sertão (Meas), avaliaram positivamente a manifestação.

A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

FARC - EP: 45 anos de resistência!


A etapa definitiva da luta pela paz começou. O povo colombiano não pode afrouxar até que seja concretizado este direito.

Com Bolívar, com Manuel, com o povo, ao poder! Manuel vive na luta do povo colombiano.

Juramos vencer e venceremos.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 26 de maio de 2009

Chávez chega em Salvador para encontro com Lula e Wagner


O presidente venezuelano Hugo Chávez já está em Salvador para um encontro que terá na manhã desta terça-feira, 26, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria da Presidência da República do Brasil, Chávez chegou antes da hora prevista e já está no Hotel Pestana, onde se reúne com o presidente brasileiro durante o Encontro de Cúpula Brasil-Venezuela. O desembarque do venezuelano na Base Aérea estava previsto para 9h30.

A programação de Chávez em Salvador prevê a assinatura de uma carta de intenção com o governo baiano, com o objetivo de dividir experiências nas áreas de administração pública, turismo, programas sociais e cultura. A contribuição também deve acontecer na esfera federal. Chávez conta com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) para criar uma rede bancára pública e um sistema de financiamento de casas populares na Venezuela.

A pauta ainda conta com três assuntos principais: a adesão Venezuelana ao Mercosul, a construção de uma refinaria binacional em Pernambuco e a ampliação de linhas de financiamento do BNDES à Venezuela. A imprensa não teve acesso à Base Aérea, no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães.


*Colaborou Thaís Rocha | A TARDE

A Tarde Online

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Antes isolados, nerds celebram estilo de vida nesta segunda-feira


Esqueça o menino raquítico de óculos fundo de garrafa carregando livros de física quântica embaixo do braço: a tribo dos nerds é, atualmente, muito mais variada do que isso.
Mais variada e mais articulada também. Eles comemoram hoje, no mundo inteiro, o Dia do Orgulho Nerd e mostram que nem todos têm vergonha de serem apaixonados por assuntos como tecnologia de ponta e histórias em quadrinhos --apesar do preconceito de que são alvo, muitas vezes.


O filme "Guerra nas Estrelas", outra vedete dos nerds, é a razão da data da comemoração --foi no dia 25 de maio de 1977 que estreou o primeiro longa da saga. Desde 2006, a data foi adotada para a celebração.
O termo "nerd" não tem uma definição muito rígida. Pode ser usado para se referir a quem estuda demais, mas serve também para falar de quem é aficionado por coisas como RPG (jogos de interpretação de personagem) e computadores.
"O nerd é uma pessoa obcecada por um determinado universo", explica Maria Stela Graciane, socióloga e coordenadora do curso de pedagogia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).
Mas, se não é novidade que existem nerds, por que só recentemente eles decidiram dar as caras, com direito a dia de se orgulhar e tudo o mais? Talvez porque foi só agora que eles encontraram uns aos outros.
"Com a internet, há facilidade para se agrupar", explica Maria Stela. Assim, o fã de "O Senhor dos Anéis", que não tinha com quem dividir sua paixão pela trilogia na escola, encontra em fóruns de discussões on-line uma multidão pronta a discutir o sexo dos elfos. E percebe que não está sozinho.


O preconceito que os nerds sofrem é real, e a socióloga Maria Stela alerta: "Não é exclusivo dos alunos. Pode vir de pais e de professores também".
Mas nem sempre vem. "Hoje, respeitamos mais os nerds, [o rótulo] pode ser até um elogio", diz Nicolle Alanis Fernandes, 13, que não se inclui no grupo. "Admiro eles, são muito inteligentes", completa Julia Oliveira de Albuquerque, 12.
Para Vera Lucia Cruz Malato, coordenadora do departamento de orientação educacional do Colégio Bandeirantes, "os bons alunos se orgulham de ser assim". "Muitos são estudantes profissionais", brinca.




Por: Diogo Bercito
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Apoio do PMDB a Dilma pode obrigar Geddel a não disputar o governo


O PMDB nacional encaminhará ao presidente Lula na próxima semana uma demanda que poderá definir os rumos da aliança nacional e ter reflexos nas pretensões do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima na Bahia. A barganha para que o partido apóie a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff à presidência da República consiste na desistência de o PT disputar o governo de Minas Gerais. O estado possui o maior número de peemedebistas do país e é o segundo maior colégio eleitoral brasileiro. Hoje, o favorito a vencer a eleição também pertence à legenda. O ministro das Comunicações Hélio Costa quer evitar um embate com os nomes petistas que aparecem fortes para o pleito: O também ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. O primeiro não descarta abrir mão para concorrer ao Senado, mas Pimentel, amigo do atual governador Aécio Neves (PSDB), visa uma chapa esquizofrênica entre PT e tucanos, em que ele seria o sucessor do pretendente ao Palácio do Planalto. "O teste para medir seriedade, lealdade e vontade (do governo federal) é ceder em Minas Gerais. (...) Não podemos ajudar o PT a ter poder nacional e tirar do PMDB a força nos Estados", alertou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), autor da proposta. Caso o acordo seja aceito por Lula, Geddel poderia ser obrigado pela Executiva Nacional da sigla a esquecer o Palácio de Ondina e se contentar com o Congresso.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Qual será o futuro do Universo?

Enquanto o Herschel vai olhar para os primeiros instantes do Universo, o telescópio espacial Planck tem a preocupação oposta. Sua principal missão será estudar como o Universo se desenvolverá, como ele irá mudar e com o que se parecerá no futuro.
Sem uma bola de cristal, contudo, ele começará aprendendo com o passado, olhando para trás no tempo, menos de 400.000 anos depois do surgimento do Universo, cerca de 14 bilhões de anos atrás.
O nome do telescópio é uma homenagem ao físico alemão Max Planck, ganhador do Prêmio Nobel em 1918 por seus estudos sobre a radiação. Além de cientista brilhante, Planck foi o maior responsável por retirar Einstein do anonimato da sua função de funcionário público e tornar seus trabalhos famosos mundialmente.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Inscrição para Enem está prevista para começar em 15 de junho, diz Inep


Inscrição para Enem está prevista para começar em 15 de junho, diz InepO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quinta-feira (14) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) estão previstas para começar em 15 de junho. O prazo deve se estender até 17 de julho.

A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas e de baixa renda são isentos do pagamento. As provas, compostas por 200 testes e uma redação, devem ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro. A divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha ocorrerá em 4 de dezembro, e o resultado final será conhecido em 8 de janeiro.


Enem na rede pública

Na manhã desta quinta, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o Enem deverá ser universalizado a partir de 2010. Segundo a proposta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), todos os estudantes da rede pública serão obrigados a fazer a nova prova, que pode servir também para certificar o curso. Ao aceitar a proposta, o ministro pediu um estudo de logística para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova em todo o território nacional. Segundo Haddad, o novo Enem não poderá ser aplicado durante o período de aula. "Mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança", afirmou. De acordo com o Consed, o novo formato da prova permitirá a reestruturação do ensino médio. Com isso, o currículo dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos do ensino superior e não o contrário, como ocorre hoje.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Deputados debatem sobre Estatuto de Igualdade Racial


Uma comissão da Câmara voltou a discutir o projeto que prevê cotas para negros em vários setores da sociedade. Em vez de votação, muita confusão. O deputado Carlos Santana (PT-RJ), presidente da comissão que analisa o Estatuto da Igualdade, se exaltou porque um assessor ajudava parlamentares contrários ao projeto a evitar que ele fosse aprovado. “Gostaria que o nobre assessor se retirasse da bancada. Para minha tristeza, é um negro”, declarou Carlos Santana. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) levanta e discute com Carlos Santana. A manifestação do presidente foi vista como sinal de discriminação. Minutos depois, ele reconheceu o erro: “Fernando, quero te pedir desculpa em público, pela minha postura, que não foi uma postura de presidente”, afirmou Carlos Santana. O projeto traz orientações para o governo sobre como tratar os negros no Brasil. Torna obrigatória a identificação dos estudantes de acordo com a raça no censo escolar. Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde também terão de se autodefinir de acordo com a cor da pele. O estatuto prevê ainda a criação de cotas para negros em vários setores: nas universidades; no serviço público; em empresas privadas; nos partidos políticos. “Não devemos ter medo de assegurar oportunidades para quem sofreu as piores consequências. A escravidão nesta país é o maior crime que o Estado brasileiro cometeu com o nosso povo negro”, lembra o deputado Vicentinho (PT-SP). “O que nós estamos fazendo hoje é efetivamente uma discriminação”, acrescenta o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR). “O Estatuto da Igualdade Racial que está sendo proposto por esse substitutivo não vai estabelecer igualdade alguma. Ao contrário, vai estabelecer um fosso em uma sociedade onde ele ainda não existe, mas que poderá existir. E nós não queremos ser parte da construção da racialização, de um país que ainda não é racializado”, avalia o deputado Onyx Lorenzoni. A reunião foi suspensa para que os deputados pudessem participar da sessão no plenário. A expectativa é de que ainda haja muito debate. Porque o estatuto, do jeito que está, prevê tratamento diferenciado para a população negra em todas as áreas. Empresas que promovam ações de inclusão racial, por exemplo, teriam preferência em licitações publicas. Até a capoeira receberia estimulo das autoridades. “O perigo é de a gente, em vez de estar resolvendo uma questão da desigualdade e do racismo, estar produzindo o ovo da serpente do ódio racial”, aponta a professora Yvonne Maggie, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bolsistas do ProUni que têm carro de luxo perdem benefício

13/05/2009 - 08h08
da Folha de S.Paulo

O Ministério da Educação cancelou a bolsa de 143 bolsistas do ProUni que não se enquadravam nos critérios socioeconômicos do programa. Desses, 30 possuíam carros de luxo, 10 tinham rendimentos superiores a R$ 100 mil por ano e 103 estavam matriculados em alguma universidade federal. Para entrar no programa, os estudantes precisam ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 1.395).
O cancelamento das bolsas ocorre após auditoria do Tribunal de Contas da União, revelada pela Folha, que apontou indícios de irregularidades em 30,6 mil bolsas do programa (do total de 385 mil) após fazer cruzamento entre a lista de alunos e os cadastros do Renavam (registro nacional de veículos), da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e do sistema que lista alunos de federais.
A partir dos registros, da documentação dos alunos passada pelas instituições de ensino e, em alguns casos, de visitas de assistentes sociais, o MEC definiu os casos que se enquadravam ou não como fraude.
Entre os 39 donos de carros de luxo, 9 tiveram as justificativas aceitas -segundo o MEC, havia casos como o de um aluno que usava o automóvel como táxi, ou do deficiente físico que comprara o veículo adaptado com benefícios fiscais.
Apurou-se que, dos 956 alunos que estavam no cadastro do ProUni e das universidades federais, 71 já tinham se formado nas instituições públicas e estavam em situação regular. Os outros casos ainda estão sendo analisados.
Em relação aos 17 estudantes que, segundo o Ministério do Trabalho, tinham renda anual acima de R$ 100 mil, o MEC aceitou as justificativas de 7. Nesta semana, a pasta começa a analisar os casos de 315 estudantes com renda anual entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
A legislação não fixa limite de renda para permanência no programa, só para ingresso. Mas, segundo a secretária de Educação Superior Maria Paula Bucci, o MEC desligará o aluno sempre que for constatada alta "substancial" da renda.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Vereadores de Guanambi discutem reajuste de professores

Dentre os temas discutidos na Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Guanambi nesta segunda-feira, o aumento do salário dos servidores da educação figurou como principal. Embora esteja sob a análise das Comissões Temáticas da Casa, o projeto já vem sendo amplamente discutido no Plenário.
Neste sentido foi aprovado por unanimidade um Requerimento que pede a convocação dos Secretários de Educação, Fazenda, Administração e Assessor Jurídico para prestar esclarecimentos acerca das possibilidades e a justificativa para o aumento proposto pelo executivo municipal, em face do estabelecido em Lei.
Todos os vereadores ratificam o compromisso de apoio aos professores, mas destacam a necessidades de se observar os limites legais impostos ao município no que concerne a Lei de Responsabilidade Fiscal e o comprometimento orçamentário.

A Sessão desta segunda-feira foi marcada ainda pela presença do suplente vereador Péricles Carvalho que assumiu a cadeira pelo período de dois meses em razão da ausência do vereador Ruy Azevedo, licenciado temporariamente. Ele se comprometeu em aproveitar o curto período de atuação em defesa de ideais que marcaram sua trajetória como político.

Ainda foram aprovadas Indicações diversas, que visam contribuir para a melhoria da iluminação pública, infra estrutura, recuperação de estradas, dentre outras.
Assessoria de Imprensa
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula é ovacionado em festa de sindicato em SP


Era para ser uma festa de comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, criado em 12 de maio de 1959. Mas acabou se transformando numa homenagem a seu sócio mais ilustre, o presidente Lula. Ontem à noite, quando ele adentrou o auditório do sindicato, os quase 500 convidados ficaram em pé e o aplaudiram de forma demorada e emocionada. Alguns ergueram os filhos pequenos para que pudessem ver melhor o antigo companheiro, que presidiu o sindicato entre 1975 e 1981.
Por toda parte havia sinais de que, mais que um velho companheiro, Lula vai se transformando num mito no meio dos sindicalistas do ABC. No conjunto de fotos espalhadas pelas paredes do auditório, contando a história da entidade, o maior destaque era para Lula e as grandes greves que comandou no fim dos anos 70. Nos seis discursos da noite, não houve quem deixasse de elogiá-lo. A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, arrancou aplausos quando disse que tinha saído dali, do sindicato, uma liderança de projeção mundial.
Lula falou no fim da cerimônia. Contou histórias, fez a plateia rir e mandou um recado a "meninada que está na porta de fábrica", para que não esqueçam que nenhum dos direitos dos trabalhadores foi dado de graça. "Todos foram conquistados." Para concluir, não faltou a comparação com o futebol. "Não cheguei aqui sozinho. Não teria chegado sem os peões, o movimento social. Não sou como o jogador que marca o gol e sai correndo, sozinho, sem nem agradecer a quem deu o passe." Por fim, lembrou o presidente americano Barack Obama e disse aos metalúrgicos: "Vocês são os caras".
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ministério da Saúde confirma quatro casos de nova gripe no Brasil


Dois casos são de São Paulo, um do Rio e outro de Minas Gerais.
Até as 9h30, havia 24 casos suspeitos sendo acompanhados no país.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no início da noite desta quinta-feira (7) que há quatro casos de influenza A no Brasil. São os primeiros registros confirmados da nova gripe no país.

Os quatro casos são de brasileiros adultos jovens –todos teriam contraído a doença no exterior. Dois casos são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais.


Já o quarto confirmado é um paciente do Rio de Janeiro que esteve no México e retornou ao Brasil no dia 3 de maio. Ele apresentou os sintomas ainda no exterior, no dia 2, e está internado desde o dia 5. Esse está em uma fase da doença em que ainda pode transmitir o vírus.


Questionado se há a necessidade do uso de máscaras após a confirmação dos primeiros casos no país, Temporão descartou a hipótese. "Não existe o menor sentido, se o vírus não está circulando. É momento de confiar nas autoridades, na saúde pública brasileira", afirmou.

Segundo ele, o Brasil está preparado para tratar até 12,5 mil pacientes e tem condições de produzir medicamento para o tratamento de até 9 milhões de pessoas, caso necessário.

Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no México; o outro, é de uma pessoa que esteve no Estados Unidos. Temporão disse que todos passam bem.

Um dos casos de São Paulo é de um jovem que esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril e manifestou os sintomas da nova gripe no dia 24. Segundo Temporão, ele ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio e não corre mais o risco de infectar outras pessoas, pois já passou o maior período de transmissibilidade do vírus, que é de dez dias.

O outro caso de São Paulo é de um paciente que chegou da Flórida, nos Estados Unidos, no dia 28 de abril. Começou a manifestar os sintomas no dia seguinte, mas não foi internado porque, de acordo com a OMS, a Flórida não era considerada área afetada pelo influenza A. Mesmo assim, após a suspeita, ele foi mantido em isolamento domiciliar e, segundo o ministério, nenhum de seus familiares manifestou sintomas da doença.

O caso confirmado de Minas Gerais é de um paciente que esteve no México entre 22 e 27 de abril e manifestou os sintomas ainda no exterior, no dia 26. Segundo o ministro, ele foi internado tão logo desembarcou no Brasil e permaneceu em isolamento domiciliar até 6 de maio. Também não corre o risco de infectar outras pessoas.

G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A gripe dos porcos e a mentira dos homens


O governo do México e a agroindústria procuram desmentir o óbvio: a gripe que assusta o mundo se iniciou em LaGlória, distrito de Perote, a 10 quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária de poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods. LaGlória é uma das mais pobres povoações do país. O primeiro a contrair a enfermidade (o paciente zero, de acordo com a linguagem médica) foi o menino Edgar Hernández, de 4 anos, que conseguiu sobreviver depois de medicado. Provavelmente seu organismo tenha servido de plataforma para a combinação genética que tornaria o vírus mais poderoso. Uma gripe estranha já havia sido constatada em LaGlória, em dezembro do ano passado e, em março, passou a disseminar-se rapidamente.
Os moradores de LaGlória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de LaGlória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos.
A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, BerthaCrisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreiana comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país, nem às suas leis - somente às leis do país de origem. O episódio conduz a algumas reflexões sobre o sistema agroindustrial moderno. Como a finalidade das empresas é o lucro, todas as suas operações, incluídas as de natureza política, se subordinam a essa razão. A concentração da indústria de alimentos, com a criação e o abate de animais em grande escala, mesmo quando acompanhada de todos os cuidados, é ameaça permanente aos trabalhadores e aos vizinhos. A criação em pequena escala – no nível da exploração familiar – tem, entre outras vantagens, a de limitar os possíveis casos de enfermidade, com a eliminação imediata do foco.
Os animais são alimentados com rações que levam 17% de farinha de peixe, conforme a OrganicConsumersAssociation, dos Estados Unidos, embora os porcos não comam peixe na natureza. De acordo com outras fontes, os animais são vacinados, tratados preventivamente com antibióticos e antivirais, submetidos a hormônios e mutações genéticas, o que também explica sua resistência a alguns agentes infecciosos. Assim sendo, tornam-se hospedeiros que podem transmitir os vírus aos seres humanos, como ocorreu no México, segundo supõem as autoridades sanitárias.
As Granjas Carroll – como ocorre em outras latitudes e com empresas de todos os tipos – mantêm uma fundação social na região, em que aplicam parcela ínfima de seus lucros. É o imposto da hipocrisia. Assim, esses capitalistas engambelam a opinião pública e neutralizam a oposição da comunidade. A ação social deve ser do Estado, custeada com os recursos tributários justos. O que tem ocorrido é o contrário disso: os estados subsidiam grandes empresas, e estas atribuem migalhas à mal chamada "ação social". Quando acusadas de violar as leis, as empresas se justificam – como ocorre, no Brasil, com a Daslu– argumentando que custeiam os estudos de uma dezena de crianças, distribuem uma centena de cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei nas vizinhanças.
O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de LaGlória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS.

Por Mauro Santayana
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 5 de maio de 2009

Karl Marx: 191 anos do nascimento de um dos maiores pensadores de todos os tempos!


Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.


Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista.


Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos, sendo freqüentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior, mas sua situação material esteve sempre muito precária. Foi generosamente ajudado por Engels, que vivia em Manchester em boas condições financeiras.


Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional, desempenhando dominante papel de direção. Em 1867 publicou o primeiro volume da sua obra principal, O Capital. Dentro da I Internacional encontrou Marx a oposição tenaz dos anarquistas, liderados por Bakunin, e em 1872, no Congresso de Haia, a associação foi praticamente dissolvida. Em compensação, Marx podia patrocinar a fundação, em 1875, do Partido Social-Democrático alemão, que foi, porém, logo depois, proibido. Não viveu bastante para assistir às vitórias eleitorais deste partido e de outros agrupamentos socialistas da Europa.


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 3 de maio de 2009

PSDB: Descompromisso com a Educação Pública


O PSDB tem demonstrado o pouco valor que dá à educação brasileira. No estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul, os quais são governados por representantes do PSDB estão ocorrendo verdadeiros ataques contra a educação pública emancipadora, reflexiva e qualificada.

José Serra (PSDB), atual governador de São Paulo, está usando uma forma de contratação temporária de professores. Isto reflete na falta de vínculo entre professor-aluno, pois a rotatividade de profissionais é muito alta. Os professores por sua vez, não tem estabilidade de emprego e muitas vezes ficam vulneráveis das politicagens estaduais, desqualificabdo o ensino público.

Yeda Crusius (PSDB), atual governadora do Rio Grande do Sul, determinou o fechamento das escolas intinerantes do MST, alegando que nestas escolas haviam preparação de militantes para invasão de terras. A Lei de Diretrizes de Bases (LDB) detrmina que a grade curricular deve conter um currículo mínimo e que pode ser acrescentado outras estratégias de ensino. Nestas escolas a parte mínima é cumprida e acrescenta-se disciplinas relacionadas à defesa da terra, luta pelos direitos do cidadão, dentre outras disciplinas.

Não é nenhuma novidade dizer que para que o país se desenvolva é necessário o desenvolvimento da educação pública. Portanto, antes de votar é necessário analisar quais os candidatos comprometidos com o crescimento da população e preocupados com as classes menos favorecidas. O PSDB deixa claro a quem representa: A elite brasileira, a qual tem como expoente maior a burguesia paulistana.

Edmilson Nascimento (Júnior) - Morador daR.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments